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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13896
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Rosicleide Roberta-
dc.date.accessioned2019-03-21T13:34:46Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2019-03-21T13:34:46Z-
dc.date.issued2018-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13896-
dc.description.abstractThe present research had as general objective to discuss pedagogical practices in the mathematics classes in Elementary School. For this, we adopted some theorists guiding the research, such as: Farias, Azeredo, Rêgo (2016); Moretti (2015); Verdum (2013); Ribeiro (2013), as well as the current laws governing Brazilian education: Federal Constitution (Brazil, 1998); National Curricular Parameters of Mathematics (Brazil, 1997). The research qualitative type research-action, with respect to the objectives, field diary and didactic sequence. This was developed at the Epitacio Pessoa State School of Elementary Education, located in the municipality of João Pessoa, Paraíba, in the period of April this year. The subjects were twenty-nine students of the second year of elementary school for five school days. For this, a diagnostic activity was adopted to verify the previous knowledge of the children of the class, being applied on the third day off observation. This activity was elaborated based on the geometry axis, being composed by graphical representation of the path that the students make from the classroom to the school canteen. After this event was applied a didactic sequence. Finally, a final verification activity of the class textbook was carried out. As a result, public education uses very little concrete material in mathematics classes, since educators need continuous training that discusses new methodological teaching practices not only in the mathematics discipline, but in any discipline which will favor students understanding with respect to the basic concepts of this discipline.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-21T13:34:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRC26062018.pdf: 1935795 bytes, checksum: bb3e3c757c73b9b5fe18b450db807bc6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-21T13:34:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRC26062018.pdf: 1935795 bytes, checksum: bb3e3c757c73b9b5fe18b450db807bc6 (MD5) Previous issue date: 2018-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino da matemática: utilizando material concreto no ensino fundamentapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo geral discutir práticas pedagógicas nas aulas de matemática no Ensino Fundamental. Para isso, adotamos alguns teóricos norteadores da pesquisa, tais como: Farias, Azeredo, Rêgo (2016); Moretti (2015); Verdum (2013); Ribeiro (2013), bem como as leis vigentes que regem a educação brasileira: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017); Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), Referencial Comum Nacional de Educação Infantil – volume 3 (BRASIL, 1998); Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (BRASIL, 1997). A pesquisa é de cunho pesquisa-ação do tipo qualitativa, com relação aos objetivos e análise de resultados, respectivamente.Os instrumentos utilizaram no estudo foi a observação, diário de campo e uma sequência didática. Esta foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Epitácio Pessoa, localizada no município de João Pessoa, Paraíba, no período de abril do corrente ano. Os sujeitos participantes foram vinte e nove alunos do 2o ano do Ensino Fundamental durante cinco dias letivos. Para isso foi adotado uma atividade diagnóstica para verificamos os conhecimentos prévios das crianças da turma, sendo aplicada no terceiro dia de observação. Esta atividade foi elaborada com base no eixo Geometria, sendo composta por representação gráfica do trajeto que os alunos fazem da sala de aula até a cantina da escola. Após a realização deste evento aplicou-se a uma sequência didática. Por fim foi realizada uma atividade de verificação final do livro didático da turma. Como resultado se tem que a educação pública utiliza muito pouco material concreto nas aulas de matemática, pois os educadores necessitam de formação continuada que discutam novas práticas metodológicas de ensino não só na disciplina de matemática, mas em qualquer disciplina o que favorecerá a compreensão dos alunos com relação aos conceitos básicos desta disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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