Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13897| Tipo: | TCC |
| Título: | Letramento digital interface com a educação do campo |
| Autor(es): | Morais, Rhanalinny Karla Silva de |
| Primeiro Orientador: | Lins, Eunice Simões |
| Resumo: | A Sociedade atual tem passado por grandes transformações e, boa parte delas tem sido fortemente marcada pelo avanço das tecnologias. Essas mudanças têm causado grandes impactos tanto na vida social, como cultural, econômica e até mesmo educativa. Os recursos tecnológicos têm facilitado a vida da sociedade em geral trazendo agilidade, promovendo interação e rápido acesso à informação e a comunicação. Com relação à educação, as tecnologias podem contribuir significativamente, pois permitem a ampliação do conhecimento, em que alunos e professores podem ter acesso a inúmeros materiais educativos disponibilizados nas redes, acessíveis para qualquer tipo de pesquisa. Para isto a educação conta com o letramento digital o que objetiva incluir as novas tecnologias como metodologia de ensino e estudo tanto em sala de aula como fora dela. Com base na educação do campo o letramento digital busca incluir os campesinos na era da tecnologia visando promover o desenvolvimento local e a interação desta população com tudo que acontece no mundo da informação e comunicação virtual. Dentro dessa perspectiva, buscamos atentar para a importância do letramento digital na sociedade, voltando o olhar para as necessidades da população do campo, e de como essas tecnologias podem contribuir para a sua realidade. O estudo realizado caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, fundamentada a partir das considerações de diversos autores a cerca do tema letramento digital e pretende contribuir significativamente para o desenvolvimento educacional principalmente com relação à educação do campo. |
| Abstract: | The present Society has undergone great transformations and much of it has been strongly marked by the advance of technologies. These changes have had impacts on social, cultural, economic and even educational life. Technological resources have facilitated the life of society in general bringing agility, promoting interaction and quick access to information and communication. With regard to education, new technologies can contribute significantly since they allow the expansion of knowledge, in which students and teachers can have access to numerous educational materials available in networks, accessible for any type of research. For this, education counts on digital literacy, which aims to include technologies as teaching methods and study both inside and outside the classroom. Based on the rural education, digital literacy seeks to include peasants in the technology era aiming to promote local development and interaction of this population with everything that happens in the world of information and virtual communication. Within this perspective, we seek to consider the importance of digital literacy in society, looking at the needs of the rural population, and how these technologies can contribute to their reality. The current study is characterized as a bibliographical research, based on the considerations of several authors about the digital literacy theme and intends to contribute significantly to educational development mainly in the rural education. |
| Palavras-chave: | Letramento digital Novas tecnologias Educação do campo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação do Campo |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13897 |
| Data do documento: | 4-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RKSM26062018.pdf | 583,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
