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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13898
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Glaucileide Nunes de-
dc.date.accessioned2019-03-21T14:06:00Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2019-03-21T14:06:00Z-
dc.date.issued2018-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13898-
dc.description.abstractThe present study addresses the theme of racial prejudice in the public school, with the title: Racial Prejudice in School: the teaching perspective in a municipal elementary school in Pedras de Fogo-PB. Its general objective is to analyze the racial prejudice, under the eyes of the teachers, of the initial years of elementary school at the Municipal School of Elementary School Dulcinete Nunes de Medeiros. Its problematization emerges from the attempt to identify and understand, what possible factors of prejudice present in elementary school, early years, from the educational perspective. To find answers to this problem, the work has the following specific objectives: to identify possible factors of racial prejudice in the school from the perspective of teachers; discuss the role of teachers in relation to socialization processes in relation to possible factors of racial prejudice in the school; Discuss racism based on the factors of prejudice. Therefore, this work is based on the qualitative methodology, exploratory, bibliographic and field research, using a questionnaire and analysis of thematic content. In this respect, the work is based on legislation, and on authors who approach the theme of race in school spaces, such as: Lopes (2005); Santos (2010); and Munanga (2005), among others. Regarding the results, we can infer that the school space must be unquestionably privileged, where the distancing of racism and racial prejudice is done through inclusive pedagogical practices that allow the autonomy and resignification of its history. We have the understanding that we are a multiracial nation and that the valorization of what constitutes the history and the formation of our people, makes possible the construction and permanence of a plural memory in respect to ethnic racial diversity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-21T14:06:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GNM26062018.pdf: 778505 bytes, checksum: 99034ce5a63438868a1597b57bb17f93 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectPerspectiva docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectÉtnica racialpt_BR
dc.titlePreconceito racial na escola: a perspectiva docente em uma escola municipal do ensino fundamental na cidade de Pedras de Fogo - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Ana Paula Romão de Souza-
dc.description.resumoO presente estudo aborda a temática do preconceito racial na escola pública, com o título: Preconceito Racial na Escola: a perspectiva docente em uma escola municipal do ensino fundamental de Pedras de Fogo-PB. Seu objetivo geral consiste em analisar o preconceito racial, sob o olhar dos professores, dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dulcinete Nunes de Medeiros. Sua problematização emerge da tentativa de identificar e compreender, quais os possíveis fatores de preconceito presentes no ensino fundamental, anos iniciais, na perspectiva docente. Para encontrar respostas ao referido problema, o trabalho parte dos seguintes objetivos específicos: identificar possíveis fatores de preconceito racial na escola a partir da visão docente; discutir o papel docente frente aos processos de socialização em relação aos possíveis fatores de preconceito racial na escola; Discutir o racismo a partir dos fatores de preconceito. Para tanto, o referido trabalho apoia-se na metodologia qualitativa, de caráter exploratório, bibliográfica e pesquisa de campo, utilizando-se de questionário e análise de conteúdo temático. No tocante, o trabalho fundamenta-se na legislação, e em autores que abordam a temática racial em espaços escolares, tais como: Lopes (2005); Santos (2010); e Munanga (2005), dentre outros. Em relação aos resultados, podemos inferir que o espaço escolar deve caracterizar-se indiscutivelmente privilegiado, onde o distanciamento do racismo e do preconceito racial é feito através de práticas pedagógicas inclusivas que possibilitem a autonomia e ressignificação de sua história. Temos o entendimento que somos uma nação multirracial e que a valorização do que constitui a história e a formação do nosso povo, possibilita a construção e permanência de uma memória plural em respeito à diversidade étnica racial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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