Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13903
metadata.dc.type: TCC
Title: O marketing como ferramenta estratégica para a Biblioteca Nilo Peçanha: recursos humanos e infra-estrutura.
metadata.dc.creator: Rodrigues, Gerlaine da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Alzira Karla Araújo da
metadata.dc.description.resumo: O marketing é uma ferramenta que vai além da divulgação de um serviço/produto, ela é usada para criar uma comunicação entre organização e cliente. Cada vez mais incorporada na Sociedade da Informação, as bibliotecas se apropriam dos conceitos e ferramentas do marketing atrelados aos produtos e serviços que oferecem. O presente estudo tem por objetivo geral diagnosticar, por meio da análise SWOT, os recursos humanos e a infra-estrutura da Biblioteca Nilo Peçanha do IFPB. Para tanto, identificaram-se as forças e as fraquezas do ambiente interno; as ameaças e as oportunidades do ambiente externo e; definiram-se estratégias de marketing para os recursos humanos e a infra-estrutura da Biblioteca Nilo Peçanha. Metodologicamente trata-se de uma abordagem quali-quantitativa baseada em estudo de caso. Adotou-se como instrumento de coleta de dados o questionário com perguntas abertas, aplicado aos profissionais da biblioteca. Os principais resultados apontam que as forças e as fraquezas analisadas internamente demonstram que a BNP empenham-se por apoiar efetivamente o processo de ensino desenvolvido pelo IFPB, além de contribuir com a formação intelectual e integral de seus usuários de forma individual e/ou coletiva. Já algumas oportunidades e ameaças no que infere aos recursos humanos são: grande ocorrência de greve, falta de segurança e ausência de uma política de insalubridade. Conclui-se que a visão mercadológica da gestão do marketing pode contribuir para dar visibilidade e valorizar as bibliotecas e seus profissionais. Entende-se que a filosofia do marketing adotada na BNP pode valorizar o cliente interno e a biblioteca, atraindo e conquistando clientes externos da Instituição.
Abstract: The marketing is a tool that goes beyond the disclosure of a service/product, it is used to create a communication between client and organization. Increasingly incorporated in the information society, libraries appropriate concepts and tools of marketing and adopt the products and services we offer. The present study aims to diagnose through General SWOT analysis, human resources and the infrastructure of the library Nilo Peçanha the IFPB. To this end, identified the strengths and weaknesses of the internal environment; the threats and opportunities from external environment and; marketing strategies were defined for human resources and the infrastructure construction of the library Nilo Peçanha. Methodologically it is a qualiquantitative approach based on case study. Adopted as an instrument of data collection the questionnaire with open-ended questions, applied to library professionals. The main results show that the strengths and weaknesses analyzed internally shows that the BNP is committed to support effectively the process of teaching developed by IFPB, besides contributing to the intellectual training and integral of their users individually and/or collective. Already some opportunities and threats in which infers to human resources are: large occurrence of strike, lack of security and the absence of a policy of unhealthiness. It is concluded that the marketing vision of marketing management can contribute to give visibility and value to libraries and its professionals. It is understood that the marketing philosophy adopted in the BNP can enhance the internal and client library, attracting and conquering external clients of the institution.
Keywords: Marketing em unidades de informação
Marketing de biblioteca
Análise SWOT
Plano de marketing
Plano de marketing em bibliotecas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13903
Issue Date: 25-Oct-2017
Appears in Collections:CCSA - TCC - Biblioteconomia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GSR21.03.2019.pdf1,72 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons