Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13929
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Djulya Francielle do Rêgo-
dc.date.accessioned2019-03-26T13:40:25Z-
dc.date.available2018-06-26-
dc.date.available2019-03-26T13:40:25Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13929-
dc.description.abstractThe present work of course conclusion has as general objective: to analyze the formation of the teachers of the EJA in the school X. Presenting the following specific objectives: to identify the profile of the teacher of the EJA; to analyze the teacher training of this type of teaching; observe the methodology developed in the classroom. It is problematic of this study: Who are the teachers of the EJA? What are the methodological procedures used by these teachers? Their methodologies favor the learning of the students of the EJA ?. In the Theoretical Framework, he establishes a space for discussions with the following authors: Barbosa (2013), Cruz (1994), Ferrari and Amaral (2012), Freire (1980), Gil (2002), Haddad and Pierro 2009), Pinto (1991), Souza (2010), Souza (1984) and Torres (1990). It had as methodology to field research. It occurred in the educational institution in the Municipal of Sapé - PB. In the qualitative / quantitative approach, the data collection used observations and questionnaire applied with a teacher and six students of the EJA. Finally the results and discussions of the research were pointed out the answers of the questionnaires and described the observations experienced in the school environment. In this way the research made it possible to clarify the importance of the training of teachers who work in the rooms, it is necessary a continuous training of these professionals, who use educational practices that favor significant learning of these students who are returning to school, since these teachers deal with various realities and diversities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-26T13:40:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFRO26062018.pdf: 573702 bytes, checksum: f519d69f9f3abddd801f7ef1d73d91de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-26T13:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFRO26062018.pdf: 573702 bytes, checksum: f519d69f9f3abddd801f7ef1d73d91de (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino - metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma análise sobre a formação dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Luciano de Sousa-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral: analisar a formação dos professores da EJA na escola X. Apresentando os seguintes objetivos específicos: identificar o perfil do professor da EJA; analisar a formação do professor dessa modalidade de ensino; observar a metodologia desenvolvida em sala de aula. Tem-se como problemáticas desse estudo: Quem são os professores da EJA? Quais os procedimentos metodológicos utilizados por esses professores? Suas metodologias favorecem a aprendizagem dos alunos da EJA?. No Referencial Teórico, estabelece um espaço para discussões com os seguintes autores: Barbosa (2013), Cruz (1994), Ferrari e Amaral (2012), Freire (1980), Gil (2002), Haddad e Pierro (2000), Moura (2009), Pinto (1991), Souza (2010), Souza (1984) e Torres (1990). Teve como metodologia à pesquisa de campo. Ocorreu na instituição de ensino no Municipal de Sapé-PB. Adotou na abordagem o qualitativo/quantitativo, na coleta de dados utilizou de observações e questionário aplicados com um professor e seis alunos da EJA. Por fim os resultados e discussões da pesquisa que foram apontadas as respostas dos questionários e descritos as observações vivenciadas no ambiente escolar. Desta forma a pesquisa possibilitou esclarecer a importância da formação dos professores que atuam nas salas, faz-se necessário uma formação continuada desses profissionais, que utilizem práticas educativas que favoreçam aprendizagens significativas desses alunos que estão retornando a escola, uma vez que esses professores lidam com várias realidades e diversidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFRO26062018.pdf560,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons