Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13929Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Djulya Francielle do Rêgo | - |
| dc.date.accessioned | 2019-03-26T13:40:25Z | - |
| dc.date.available | 2018-06-26 | - |
| dc.date.available | 2019-03-26T13:40:25Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13929 | - |
| dc.description.abstract | The present work of course conclusion has as general objective: to analyze the formation of the teachers of the EJA in the school X. Presenting the following specific objectives: to identify the profile of the teacher of the EJA; to analyze the teacher training of this type of teaching; observe the methodology developed in the classroom. It is problematic of this study: Who are the teachers of the EJA? What are the methodological procedures used by these teachers? Their methodologies favor the learning of the students of the EJA ?. In the Theoretical Framework, he establishes a space for discussions with the following authors: Barbosa (2013), Cruz (1994), Ferrari and Amaral (2012), Freire (1980), Gil (2002), Haddad and Pierro 2009), Pinto (1991), Souza (2010), Souza (1984) and Torres (1990). It had as methodology to field research. It occurred in the educational institution in the Municipal of Sapé - PB. In the qualitative / quantitative approach, the data collection used observations and questionnaire applied with a teacher and six students of the EJA. Finally the results and discussions of the research were pointed out the answers of the questionnaires and described the observations experienced in the school environment. In this way the research made it possible to clarify the importance of the training of teachers who work in the rooms, it is necessary a continuous training of these professionals, who use educational practices that favor significant learning of these students who are returning to school, since these teachers deal with various realities and diversities. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-03-26T13:40:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFRO26062018.pdf: 573702 bytes, checksum: f519d69f9f3abddd801f7ef1d73d91de (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-03-26T13:40:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFRO26062018.pdf: 573702 bytes, checksum: f519d69f9f3abddd801f7ef1d73d91de (MD5) Previous issue date: 2018-06-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - metodologia | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Educação de jovens e adultos: uma análise sobre a formação dos professores | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Luciano de Sousa | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral: analisar a formação dos professores da EJA na escola X. Apresentando os seguintes objetivos específicos: identificar o perfil do professor da EJA; analisar a formação do professor dessa modalidade de ensino; observar a metodologia desenvolvida em sala de aula. Tem-se como problemáticas desse estudo: Quem são os professores da EJA? Quais os procedimentos metodológicos utilizados por esses professores? Suas metodologias favorecem a aprendizagem dos alunos da EJA?. No Referencial Teórico, estabelece um espaço para discussões com os seguintes autores: Barbosa (2013), Cruz (1994), Ferrari e Amaral (2012), Freire (1980), Gil (2002), Haddad e Pierro (2000), Moura (2009), Pinto (1991), Souza (2010), Souza (1984) e Torres (1990). Teve como metodologia à pesquisa de campo. Ocorreu na instituição de ensino no Municipal de Sapé-PB. Adotou na abordagem o qualitativo/quantitativo, na coleta de dados utilizou de observações e questionário aplicados com um professor e seis alunos da EJA. Por fim os resultados e discussões da pesquisa que foram apontadas as respostas dos questionários e descritos as observações vivenciadas no ambiente escolar. Desta forma a pesquisa possibilitou esclarecer a importância da formação dos professores que atuam nas salas, faz-se necessário uma formação continuada desses profissionais, que utilizem práticas educativas que favoreçam aprendizagens significativas desses alunos que estão retornando a escola, uma vez que esses professores lidam com várias realidades e diversidades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DFRO26062018.pdf | 560,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
