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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13930
Tipo: TCC
Título: Educação do campo e cultura indígena: uma (re)introdução nos costumes do indígena Potiguara
Autor(es): Paiva, Claudijane Luciano
Primeiro Orientador: Lins, Eunice Simões
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a importância da cultura e de seus costumes indígenas junto às crianças da 3o série do Ensino Fundamental I da Escola Estadual Akajutibiró, compreendendo a significância da educação indígena ao tratar de cultura e tradição na comunidade Potiguara. Selecionamos a pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e realizamos três visitas na escola campo buscando identificar se a unidade escolar apresentava projetos que pudessem partilhar saberes culturais indígenas. Ao perceber que o único projeto da escola nesse viés estava extinto, colocamos em prática o projeto horta na escola e foi possível perceber a participação das crianças na construção da oficina de forma favorável com o incentivo para continuar o estudo a partir da solicitação do Cacique Geral. Como resultado, esse estudo revelou que a educação escolar indígena tem avançado, principalmente após a inserção de profissionais da Educação do Campo, mas, ainda precisa ser bastante discutida e colocada em prática de acordo com a realidade de cada comunidade. Por mais que esse tipo de educação seja assegurada por lei, como uma educação diferenciada, as metodologias ainda deixam a desejar, o que acaba atrapalhando algumas possibilidades educativas que estejam associadas com a cultura e tradição dos povos indígenas Potiguaras.
Abstract: The research aimed to analyze the importance of the culture and its indigenous customs with together with the children of the 3rd grade of Elementary School I of the Escola Estadual Akajutibiró, understanding the significance of indigenous education in dealing with culture and tradition in the Potiguara community. We selected the descriptive research with a qualitative approach and visited to the school field for three times to identify if the unit presented on projects wich one could share indigenous cultural knowledge. When realizing that the only school project in this bias was extinct, we put the garden project into practice at school. And then it was possible to realize the colaborative learning of the students during the building of the workshop in a meanful way to continue the research according to Cacique’s requested. As a result, this study revealed that indigenous school education has advanced, especially after the insertion of field education professionals, but still needs to be quite discussed and put into practice according to the reality of each community. Although this type of education is guaranteed by law, as a differentiated education, methodologies are still lacking, which ends up disrupting some educational possibilities that are associated with the culture and tradition of the indigenous Potiguaras.
Palavras-chave: Cultura indígena
Educação do campo
Costumes indígenas
Índio - Potiguara
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação do Campo
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13930
Data do documento: 6-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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