Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13960
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções ambientais dos alunos do ensino médio da rede pública estadual e licenciandos em ciências biológicas da UFPB sobre o bioma caatinga
metadata.dc.creator: Silva, Mariany Karla dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Zárate, Eliete Lima de Paula
metadata.dc.description.resumo: O bioma Caatinga é o único grande ecossistema natural brasileiro cujos limites estão totalmente reservados ao território nacional, localizado no semiárido, esse bioma apresenta altas temperaturas e um sistema de chuvas extremamente irregular, para conviver com as condições climáticas dessa região os organismos desenvolveram diversas adaptações, tornando o lugar com grandes quantidades de espécies endêmicas. Porém o bioma vem sofrendo com o desmatamento e atividades inadequadas produzidas pelo homem, causando um grande processo de desertificação. Poucas ações têm sido feitas para reverter esse quadro. Aliado a isso o bioma é tido no imaginário das pessoas como um lugar pobre em biodiversidade, cheio de sofrimento e sem vida. O presente trabalho teve como objetivo investigar as concepções dos alunos do Ensino Médio e Licenciandos do curso de Ciências Biológicas, acerca da biodiversidade, problemática e valorização do bioma Caatinga. Esta pesquisa apresentou Abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando como pressupostos metodológicos os fundamentos da pesquisa Documental / Bibliográfica e Descritiva. A pesquisa foi realizada em duas escolas estaduais do município de João Pessoa, com alunos da 3ª série do Ensino Médio e com Licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. Os resultados foram obtidos através da aplicação de dois questionários para os alunos do ensino médio e superior, que posteriormente foram analisados e interpretados. A partir da análise dos dados, pode-se concluir que os alunos do Ensino Médio, relaciona o bioma Caatinga principalmente aos aspectos negativos, como baixa biodiversidade e problemas sociais da região, não valorizando o ambiente e mostram a necessidade de atividades educacionais contextualizadas, que divulguem os conhecimentos sobre a Caatinga, contribuindo na desmistificação de falsos conceitos. Os resultados também evidenciaram que os Licenciandos possuem informações que podem contribuir com a valorização desse bioma nas escolas quando no exercício da profissão.
Abstract: The Caatinga is the only major natural Brazilian ecosystem whose boundaries are entirely reserved to the national territory, located in the semiarid region, this biome has high temperatures and extremely irregular rainfall system, to live with the weather conditions of the region organisms have developed various adaptations, making the place with large numbers of endemic species. But the biome has suffered from deforestation and inappropriate activities produced by man, causing a major process of desertification. Allied to this biome is taken in the imagination of people as a poor place in biodiversity, full of suffering and lifeless. This study aimed to investigate the views of high school students and undergraduate course of Biological Sciences, about biodiversity issues and appreciation of the Caatinga biome. The construction of this research presented Quantitative Approach Qualitative and using as methodological assumptions the fundamentals of research Documental / Bibliographical and Descriptive. The survey was conducted in two state schools in the city of João Pessoa, with students of the 3rd year of high school and undergraduate course of Biological Sciences, Federal University of Paraíba. The results were obtained by applying two questionnaires for the high school and college students, who were later analyzed and interpreted. From the data analysis, it can be concluded that the high school students, relates the Caatinga biome mainly to the negative aspects, such as low biodiversity and social problems of the region, not valuing the environment and need for contextualized educational activities, to disseminate knowledge about the Caatinga, contributing to the demystification of misconceptions. The results also showed that the licensees have information that can contribute to the value of this biome in schools when in the profession.
Keywords: Bioma caatinga
Biodiversidade - Concepção
Ensino-aprendizagem em Ciências biológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13960
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MKSS01042019.pdf1,02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.