Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13961
metadata.dc.type: TCC
Title: Microalgas no ensino de biologia na educação básica: aspectos biotecnológicos e importância nos ambientes aquáticos
metadata.dc.creator: Lira, Evandro Bernardo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Sassi, Roberto
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Abílio, Francisco Pegado
metadata.dc.description.resumo: As microalgas vêm recebendo grande atenção atualmente, devido ao seu enorme potencial biotecnológico. Os cultivos desses organismos são formas de produção sustentáveis visto que não necessitam de grandes áreas para serem desenvolvidos, como acontece na agricultura tradicional, e apresentam produção contínua de biomassa, de maneira que em espaços pequenos podem-se obter substanciais quantidades de biomassa para inúmeras aplicações de interesse à indústria química, de fármacos, de alimentos e à produção de energia. Por serem fotossintetizantes as microalgas contribuem para a diminuição do efeito estufa removendo o CO2 da atmosfera, e também podem ser utilizadas para o tratamento de águas residuais. No meio aquático constituem a base das cadeias alimentares, onde ocorrem integrando as comunidades fitoplânctonicas e perifíticas. Foi com base nesses pressupostos que este trabalho foi desenvolvido. O objetivo foi analisar o conhecimento prévio dos alunos de duas turmas da 3ª série do ensino médio da EEEM Olivina Olívia Carneiro da Cunha, João Pessoa, PB, considerando-se as temáticas: microalgas e seus aspectos biotecnológicos e importância destas para o ambiente aquático. O propósito também foi desenvolver a criatividade, habilidade e a arte de trabalhar em grupo, proporcionando uma aprendizagem significativa através de modalidades didáticas como aulas expositivas dialogadas, utilização de modelos didáticos, realização de oficinas pedagógicas, aplicação de um jogo lúdico e aula prática. Este trabalho baseou-se numa pesquisa de cunho mista qualitativa e quantitativa e utilizou como pressuposto metodológico o procedimento da Pesquisa Participante. Os dados foram obtidos através de um questionário semiestruturado aplicado no início da pesquisa, seguido por intervenções didáticas subsequentes, com aplicação de outro questionário após o término das intervenções. Os resultados mostraram que houve uma maior assimilação do conteúdo diante das respostas apresentadas no pós-teste. Evidenciando que as diversas modalidades didáticas utilizadas para enriquecimento dos conteúdos abordados, como aulas expositivas dialogadas, modelos didáticos, oficinas pedagógicas, aplicação de um jogo lúdico e aula prática demonstraram que os objetivos da pesquisa foram alcançados visto que houve uma maior absorção pelos alunos acerca dos conteúdos das temáticas trabalhadas. Demonstrando que a utilização de novas modalidades didáticas torna o ensino mais dinâmico, atraente e eficaz.
Abstract: Microalgae have been receiving great attention nowadays due to its huge biotechnological potential. The cultivation of these organisms are sustainable production forms since they do not require large areas to be developed, as in traditional agriculture and provide continuous production of biomass so that in small spaces can be obtained substantial quantities of biomass for numerous applications of interest to the chemical industry, pharmaceuticals, food and energy production. By being photosynthetic microalgae contributes to decrease the greenhouse removing CO2 from the atmosphere, and can also be used for treating wastewater. In the aquatic environment are the basis of food chains, which occur integrating the phytoplankton and periphyton communities. It was based on these assumptions that this work was developed. The purpose was to analyze students' prior knowledge of two classes of 3rd high school series of EEEM Olivina Olívia Carneiro da Cunha, João Pessoa, PB, considering the themes: microalgae and its biotechnological aspects and importance of microalgae to the aquatic environment. The purpose was also to develop the creativity, ability and art of working in a group, providing significative learning through teaching modalities as dialogued lectures, use of didactic models, conducting educational workshops, application of a playful game and practice session. This work is based on a qualitative and quantitative mixed research and used as a methodological assumption the Research Participant procedure. Data were collected through a semi-structured a questionnaire applied at the research beginning, followed by subsequent educational interventions, applying another questionnaire after the end of the interventions. The results showed that there was a greater assimilation of the content on the responses from the post-tests. The several teaching methods used to enrichment of content covered, as dialogued lectures, didactic models, educational workshops, application of a playful game and practice session, showed that the research goals were achieved as there was a greater absorption by students about the content of thematic worked. The research also showed that the use of new teaching methods makes the more dynamic, attractive and effective teaching.
Keywords: Microalgas
Biotecnologia
Ensino Médio - Modalidades didáticas.
Ensino e aprendizagem em ciências biológicas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13961
Issue Date: 14-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EBL01042019.pdf2,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.