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metadata.dc.type: TCC
Title: Atividades práticas e lúdicas no combate ao Aedes Aegypti e na promoção da saúde na escola pública
metadata.dc.creator: Pessoa Júnior, Geraldo de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Camarotti, Maria de Fátima
metadata.dc.description.resumo: A situação do combate ao vetor da dengue, chikungunya e zika torna-se de extrema importância nos dias atuais devido ao aumento dos casos de microcefalia associados ao zika vírus. A melhor forma de combater o transmissor e evitar as doenças que ele causa é disseminando o conhecimento sobre o tema nas escolas e a maneira mais efetiva de fazê-lo é através de aulas práticas e lúdicas que promovam a aprendizagem baseada no conhecimento do cotidiano do aluno e transformando-os em multiplicadores dessas ações. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de sensibilizar os alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino regular e da Educação para Jovens e Adultos da EEEFM Burity, em João Pessoa – Paraíba, para a necessidade de combater o Aedes aegypti, atuando como cidadãos responsáveis e multiplicadores das práticas realizadas neste estudo. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados foram a abordagem qualitativa, observação participante, registro fotográfico e questionário como técnica de coleta de dados. Esta pesquisa foi realizada entre os meses de Fevereiro e Junho de 2016, e teve como público alvo duas turmas da 1ªsérie, 2ª série e 3ª séries do ensino médio regular e em uma turma da EJA, totalizando 7 turmas. Inicialmente, foram aplicados os questionários pré-testes para os alunos das 1ªséries (n=28), 2ª séries (n=30), 3ª séries (n=24) e EJA (N=10), perfazendo 92 alunos. Os pós-testes foram aplicados para os alunos das 1ªséries (n=26), 2ª séries (n=29), 3ª séries (n=25) e EJA (N=10), perfazendo 90 alunos que responderam as questões. Foram desempenhadas cinco atividades utilizando-se de aulas práticas e lúdicas além de recursos audiovisuais, confecção de cartazes, aulas com microscópio óptico e uma ação realizada em parceria com o Centro de Zoonoses de João Pessoa – PB. Os educandos mostraram-se interessados nas aulas com o uso do microscópio, motivados quando tinham que interagir e criar em grupo, quando confeccionaram os cartazes com campanhas educativas e foram bastante participativos durante a palestra fornecida pelo Centro de Zoonoses da cidade. Os resultados do pós-teste foram significativos, pois apresentaram mais respostas corretas do que o pré-teste em relação ao vetor, transmissão, prevenção e conhecimentos acerca do tema da pesquisa, demonstrando que aulas práticas e lúdicas surtem efeito na melhoria do ensino-aprendizagem. Quando perguntados se os alunos, como cidadãos, sentem que podem fazer algo em relação ao combate a dengue, chikungunya e zika, 98% dos alunos disseram que sim, enquanto no pré-teste, 90% tinham dito sim. Esses dados revelam que, se trabalhado adequadamente em sala de aula, com métodos inovadores de ensino, que façam uso de aulas práticas e lúdicas, os alunos podem ser sensibilizados a modificar a realidade na qual estão inseridos.
Abstract: The situation of the fight against vector of dengue, chikungunya and zika virus becomes extremely important nowadays due to the increase in cases of microcephaly associated with zika virus. The best way to combat the transmitter and disease it causes is disseminating knowledge on the subject in schools and the most effective way to do it is through practical and playful classes to promote learning based on knowledge of the student's daily life and turning them into multipliers of these actions. This research was conducted in order to sensitize students of 1st, 2nd and 3rd grade high school education and Education for Youth and Adults of EEEFM Burity in João Pessoa - Paraíba, to the need to combat the Aedes aegypti, acting as responsible citizens and multipliers of the practices carried out in this study. The theoretical and methodological assumptions used were qualitative approach, participant observation, photographic records and questionnaire as a data collection technique. This survey was conducted between February and June 2016, and had as target two groups of 1st, 2nd and 3rd grade of regular high school and in a class of EJA, totaling 7 classes. Initially, the pre-test questionnaires were applied to students of 1st grade (n = 28), 2nd grade (n = 30), 3rd grade (n = 24) and EJA (N = 10), totaling 92 students. Post-tests were applied to the students of 1st (n = 26), grade 2 (n = 29), 3rd series (n = 25) and EJA (N = 10), totaling 90 students who answered the questions. Were performed four activities using practical classes and playful as audiovisual resources, making posters, classes with an optical microscope and an action carried out in partnership with the Zoonosis Center of João Pessoa - PB. The students showed interest in the classes with the use of the microscope, when they were motivated to interact and create group, when crafted posters with educational campaigns and were very participative during the lecture provided by the Zoonosis Center of the city. The post-test results were significant because had more correct answers than the pretest against the vector, transmission, prevention and knowledge about the topic of research, demonstrating that practical and playful classes take effect in improving the teaching-learning. When asked if the students as citizens feel they can do something about combating dengue, chikungunya and zika, 98% of students said yes, while the pre-test, 90% had said yes. These dice show that, if properly worked in the classroom with innovative teaching methods, making use of practical and playful classes, students can be sensitized to change the reality in which they live.
Keywords: Dengue
Chikungunya
Zika
Aedes Aegypti
Aulas práticas e lúdicas de Biologia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13963
Issue Date: 20-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Biologia

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