Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13985
metadata.dc.type: TCC
Title: Analisando as concepções sobre educação ambiental entre os alunos do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública no município de Bayeux - PB
metadata.dc.creator: Silva, Kyssiane de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Zárate, Eliete Lima de Paula
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada com o intuito de saber como é trabalhada a Educação Ambiental no tocante aos estudantes de ensino regular e do EJA em uma escola pública de Bayeux, Paraíba. Como o ensino produz conhecimento através da utilização de conteúdos e métodos em sala de aula, é importante que sejam apresentados objetivos para que o ensino e a aprendizagem sejam significativos para a Educação Ambiental, conhecendo de perto a realidade desta temática, os seus problemas e as dificuldades que passam os estudantes em aprender sobre o assunto. A pesquisa foi executada nos meses de abril a junho de 2017 e os dados foram coletados a partir de questionários em três etapas: na primeira etapa o questionário foi voltado para visão dos alunos sobre seus professores durante sua formação como educando, a fim de perceber a realidade das temáticas, Educação Ambiental e meio ambiente nas escolas, como os professores vem trabalho e como ocorre a transversalidade do tema; a segunda etapa teve a intenção de analisar os conhecimentos dos alunos acerca de questões voltadas a Educação Ambiental e meio ambiente e a terceira etapa foi sobre a gestão escolar, visando analisar a participação da escola a respeito da temática, o que oferece como suporte aos alunos. Através de uma pesquisa de campo qualitativa, coletou-se dados de 30 estudantes, 17 do ensino regular e 13 do EJA. Os resultados dos questionários demonstraram a necessidade de trabalhar educação ambiental de forma contínua e em conjunto entre todos os integrantes da escola, visto que existem diversos valores desfragmentados que precisam ser unidos para o bom desenvolvimento destas questões ambientais. Com relação aos professores ainda existem certa resistência em trabalhar sozinho a temática e até mesmo em equipe, deixando apenas aos professores de Geografia e Biologia a aplicação destes conteúdos, que muitas vezes são apenas trabalhados em pesquisas simples ou em feira de ciências. Sobre o conhecimento dos estudantes em relação ao tema, observou-se que a maioria apresentou dificuldades em expressar seus conhecimentos em relação ao tema, porém tivemos resultados positivos, assim conseguindo compreender a importância da educação ambiental e como ela pode estar relacionada a seu dia-a-dia. No tocante à gestão da escola, esta ainda se sente despreparada para trabalhar temas tão importantes nos tempos atuais, assim necessitando de capacitação, para que os mesmo se sintam seguros e preparados para gerir tanto a parte pedagógica como as questões administrativas burocráticas. Esta pesquisa conclui que o tema é abordado superficialmente na escola, onde o mesmo é transmitido de forma tradicional usando principalmente o livro didático como recurso mostrando a necessidade de projetos de Educação Ambiental que tenham por objetivo desmistificar os assuntos que envolvam questões sobre o meio ambiente.
Abstract: The present work is the result of a research carried out with the intention of knowing how the Environmental Education is worked in relation to the students of regular education and the EJA in a public school of Bayeux, Paraíba. Since teaching produces knowledge through the use of contents and methods in the classroom, it is important that objectives be presented so that teaching and learning are meaningful for Environmental Education, knowing up close the reality of this issue, its problems and the difficulties that students spend in learning about the subject. The research was carried out from April to June 2017 and the data were collected from three-step questionnaires: in the first stage the questionnaire was aimed at the students' view of their teachers during their education as a student, in order to perceive reality Environmental Education and the environment in schools, how teachers have been working and how the transversality of the theme occurs; the second stage was aimed at analyzing the students' knowledge about issues related to Environmental Education and the environment and the third stage was focused on school management, aiming to analyze the school's participation in the subject, which provides support to students. Through a qualitative field research, data were collected from 30 students, 17 from regular education and 13 from the EJA. The results of the questionnaires demonstrated the need to work on environmental education in a continuous and joint way among all the members of the school, since there are several defragmented values that need to be united for the proper development of these environmental issues. With regard to teachers, there is still some resistance to working alone on the subject and even in a team, leaving only the teachers of Geography and Biology the application of these contents, which are often only worked on simple research or science fair. Regarding the students' knowledge about the subject, it was observed that the majority presented difficulties in expressing their knowledge regarding the subject, but we had positive results, thus managing to understand the importance of environmental education and how it may be related to their day- to-day. With regard to school management, we have the school still feel unprepared to work on such important issues in the present times, thus requiring training, so that they feel safe and prepared to manage both the pedagogical and bureaucratic administrative issues. This research concludes that the subject is superficially approached in the school, where it is transmitted in a traditional way using mainly the didactic book as a resource showing the need for Environmental Education projects that aim to demystify the issues involving environmental issues.
Keywords: Concepção em educação ambiental
Ensino de Jovens e Adultos - EJA
Meio ambiente
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Biológicas
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13985
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KOS09042019.pdf1,25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.