Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Ana Paula Silva do-
dc.creatorAntero, Drielly Patty da Silva-
dc.creatorMariano, Josy Almeida-
dc.date.accessioned2016-10-10T14:01:50Z-
dc.date.available2016-10-10T14:01:50Z-
dc.date.issued2016-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1398-
dc.descriptionOs materiais didáticos são ferramentas fundamentais para a facilitação do processo de ensino e aprendizagem, e a Educação de Jovens e Adultos necessita de materiais que sirvam fundamentalmente ao aluno. Por isso, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de evidenciar e analisar as características dos materiais didáticos da Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), ressaltando a importância do material didático para a construção de novos saberes, caracterizando-o como facilitadores dos processos ensino e aprendizagem. Para a constatação e análise dessas características, realizamos pesquisas bibliográficas e entrevista com integrante da Campanha para levantamento dos materiais produzidos na CEPLAR. Apesar de alguns materiais serem danificados, e até mesmo perdidos, à época da Ditadura Militar, pode-se apresentar fichas de cultura, lição de conscientização e ficha roteiro destinada à alfabetização de adultos, além do livro Força e Trabalho destinado a pós-alfabetização de adultos. Os materiais utilizados na Campanha baseavam-se no Sistema de Alfabetização de Paulo Freire, e tinham como eixo norteador do processo de aprendizagem a palavra geradora. Um material didático enriquecido de textos filosóficos que buscavam a conscientização da massa popular.pt_BR
dc.description.abstractThe learning materials are fundamental tools for the facilitation of the process of teaching and learning, and the education of young people and adults require materials that serve primarily to the student. Therefore, this work was developed to highlight and analyze the characteristics of the teaching materials of Popular education campaign of Paraíba (CEPLAR), emphasizing the importance of teaching material for the construction of new knowledge, characterizing it as facilitators of learning and teaching processes. For the observation and analysis of these characteristics, we carry out bibliographic research and interview with a member of the campaign for lifting of materials produced in CEPLAR. Although some material is damaged, and even lost, during the military dictatorship, can present culture sheets, lesson of awareness and plug script intended for adult literacy, in addition to the book and Work Force aimed at this stage of adults. The materials used in the campaign were based on Paulo Freire’s literacy System, and had as its guiding axis the learning process the word generator. A didactic material enriched philosophical texts that sought popular mass awareness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-10T14:01:50Z No. of bitstreams: 1 APSN10102016.pdf: 799635 bytes, checksum: bc51896ee88180591057a29b2e81a63d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T14:01:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APSN10102016.pdf: 799635 bytes, checksum: bc51896ee88180591057a29b2e81a63d (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2014.-
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleMateriais didáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem: um estudo da conscientização de adulto na Campanha de Educação Popular da Paraíba – CEPLARpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, José Ramos Barbosa da-
dc.description.resumoOs materiais didáticos são ferramentas fundamentais para a facilitação do processo de ensinoe aprendizagem,e a Educação de Jovens e Adultos necessitade materiais que sirvam fundamentalmente ao aluno. Por isso, esse trabalho foi desenvolvido com o propósito de evidenciar e analisar as característicasdos materiais didáticos da Campanha de Educação Popular da Paraíba (CEPLAR), ressaltando a importância do material didático para a construção de novos saberes, caracterizando-o como facilitadores dos processos ensino e aprendizagem. Para a constatação e análise dessas características, realizamos pesquisas bibliográficas e entrevista comintegrante da Campanha para levantamento dos materiais produzidos na CEPLAR. Apesar de alguns materiais serem danificados, e até mesmo perdidos, à época da Ditadura Militar, pode-se apresentar fichas de cultura, lição de conscientização e ficha roteiro destinada à alfabetização de adultos, além do livro Força e Trabalhodestinado a pós-alfabetização de adultos. Os materiais utilizados na Campanha baseavam-se no Sistema de Alfabetização de Paulo Freire, e tinham como eixo norteador do processo de aprendizagem a palavra geradora. Um material didático enriquecido de textos filosóficos que buscavam a conscientização da massa popular.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APSN10102016.pdf780,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.