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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13994
Tipo: Dissertação
Título: O processamento da anáfora se em português brasileiro: comparando dados de Minas Gerais e Paraíba
Autor(es): Lacerda, Maria Claudia Mesquita
Primeiro Orientador: Oliveira, Rosana Costa de
Primeiro Coorientador: Leitão, Márcio Martins
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar se diferentes tipos de retomada [se, Ø, ele(a)] podem influenciar o processamento correferencial de estruturas reflexivas. Com a finalidade de verificar se a variação dialetal do uso da anáfora se (supressão, duplicação, inserção e substituição) poderia influenciar o processamento destas estruturas, foi realizado um experimento de leitura automonitorada (self-paced reading) com falantes nativos de português brasileiro de Minas Gerais e da Paraíba. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do tipo de retomada e de grupo. Independente do tipo de predicador, a presença da anáfora se torna a leitura reflexiva. Observouse nos dados online e, principalmente, offline (respostas a perguntas sobre reflexividade) saliência a luz da variação dialetal. Nos dados do grupo Minas Gerais, tanto a supressão de se e o uso da retomada ele tiveram uma leitura reflexiva. Já no grupo Paraíba, a ausência do se e o uso do ele não foram interpretados como reflexivos, corroborando com estudos a partir de dados de corpus. Evidenciaram, também, que as restrições sintáticas da teoria da ligação (Binding Theory - CHOMSKY, 1981; 1986) foram ativadas em estágios iniciais de processamento (NICOL & SWINNEY, 1989), entretanto a interpretabilidade foi influenciada a partir da semântica verbal e da questão discursiva relacionada a fatores de uso (variação) fez com que houvesse uma reanálise pelo parser.
Abstract: El objetivo de esta investigación fue investigar si diferentes tipos de recuperación [si, Ø, él (a)] pueden influir el procesamiento correferencial de estructuras reflexivas. Con la finalidad de comprobar si la variación dialectal del uso de la anáfora si (supresión, duplicación, inserción y sustitución) podría influir en el procesamiento de estas estructuras, fue realizado un experimento de lectura automonitoreada (self-paced reading) con hablantes nativos de portugués brasileño de Minas Gerais y de la Paraíba. Los resultados evidenciaron un efecto significativo del tipo de recuperación y de grupo. Independiente del tipo de predicador, la presencia de la anáfora si convierte la lectura reflexiva. Se observó en los datos online y, principalmente, offline (respuestas a preguntas sobre reflexividad) saliente a la luz de la variación dialetal. En los datos del grupo Minas Gerais, tanto la supresión de si y el uso de la recuperación él tuvieron una lectura reflexiva. En el grupo Paraíba, la ausencia del si y el uso de él no fueron interpretados como reflexivos, acordando con estudios a partir de datos de corpus. Evidenciaron, también, que las restricciones sintácticas de la teoría del ligamiento (Binding Theory - CHOMSKY, 1981; 1986), fueron activadas en etapas iniciales de procesamiento (NICOL & SWINNEY, 1989), sin embargo la interpretabilidad fue influenciada a partir de la semántica verbal y de la cuestión discursiva relacionada con factores de uso (variación) hizo con que había un reanálisis por el parser.
Palavras-chave: Processamento linguístico
Teoria da ligação
Anáfora
Variação dialetal
Procesamiento lingüístico
Teoría del ligamiento
Variación dialectal
Teoria da ligação - restrições sintéticas
Anáfora - processamento - português - Minas Gerais - Paraíba - Brasil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13994
Data do documento: 26-Mar-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

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