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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13995
Tipo: TCC
Título: Modelagem na educação matemática: uma abordagem sobre o fenômeno natural do movimento das marés através da trigonometria
Autor(es): Fonseca, Edson Gomes da
Primeiro Orientador: Santos, Eduardo Gonçalves dos
Resumo: Esta monografia apresenta um estudo sobre a utilização da Modelagem Matemática nas aulas de Matemática e suas contribuições enquanto metodologia de ensino e aprendizagem desta ciência. A partir de autores que defendem a Modelagem no ensino. Em consonância com esta metodologia apresentamos uma proposta de modelagem que viabiliza a compreensão do movimento das marés, através de modelo matemático utilizando a função trigonométrica e os estudos paramétricos e comportamentais da senóide.
Abstract: This paper presents a study on the use of Mathematical Modeling in Mathematics classes and their contributions while teaching methodology and learning this science. From authors who advocate teaching modeling. In line with this methodology we present a modeling approach that enables the understanding of tidal movement, through mathematical model using the trigonometric function and parametric and behavioral studies of the sinusoid
Palavras-chave: Modelagem matemática
Trigonometria
Fenômeno das marés
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13995
Data do documento: 22-Ago-2014
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