Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13995| Tipo: | TCC |
| Título: | Modelagem na educação matemática: uma abordagem sobre o fenômeno natural do movimento das marés através da trigonometria |
| Autor(es): | Fonseca, Edson Gomes da |
| Primeiro Orientador: | Santos, Eduardo Gonçalves dos |
| Resumo: | Esta monografia apresenta um estudo sobre a utilização da Modelagem Matemática nas aulas de Matemática e suas contribuições enquanto metodologia de ensino e aprendizagem desta ciência. A partir de autores que defendem a Modelagem no ensino. Em consonância com esta metodologia apresentamos uma proposta de modelagem que viabiliza a compreensão do movimento das marés, através de modelo matemático utilizando a função trigonométrica e os estudos paramétricos e comportamentais da senóide. |
| Abstract: | This paper presents a study on the use of Mathematical Modeling in Mathematics classes and their contributions while teaching methodology and learning this science. From authors who advocate teaching modeling. In line with this methodology we present a modeling approach that enables the understanding of tidal movement, through mathematical model using the trigonometric function and parametric and behavioral studies of the sinusoid |
| Palavras-chave: | Modelagem matemática Trigonometria Fenômeno das marés |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Exatas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/13995 |
| Data do documento: | 22-Ago-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EGF10042019.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
