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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1401
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Adriana Barbosa de-
dc.creatorSilva, Neuma de Andrade-
dc.creatorSousa, Valdileide Monteiro Freitas de-
dc.date.accessioned2016-10-10T14:33:05Z-
dc.date.available2016-10-10T14:33:05Z-
dc.date.issued2016-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1401-
dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo analisar cinco testemunhos de famílias de pessoas com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador João Belmiro Dos Santos, localizada no bairro Alto da Boa Vista, na cidade de Bayeux - PB, destacando como vivem as mesmas e ponderando o papel que a escola deve exercer na colaboração com esses familiares, a fim de alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva. Consideramos que este tema é de grande importância porque compreendemos a dimensão que a família assume na vida da pessoa com deficiência, já que é através dela que se adquire os primeiros valores e que se tem um primeiro contato com a sociedade. Portanto, é imprescindível que as famílias sejam ouvidas e que suas histórias sejam analisadas considerando o contexto em que vivem, já que grande parte das pesquisas apenas enfatizam os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência em classes regulares de ensino. O trabalho está estruturado em três capítulos, dentre eles, a parte introdutória, que explica um pouco sobre o tema proposto, apresentando o problema, as questões de pesquisa e os objetivos. No segundo capítulo, tratamos dos caminhos da pesquisa, instrumentos utilizados, caracterização da instituição em que realizamos a nossa pesquisa, o perfil dos participantes e uma breve explicação de como foi feita a análise dos dados. No terceiro capítulo, expomos os testemunhos dos pais de pessoas com deficiência à luz da teoria estudada, abordando o processo da descoberta de um filho com deficiência, os desafios na criação desse filho, as interações familiares, o preconceito da sociedade e o papel da escola. A pesquisa foi realizada através de observação na escola e entrevistas gravadas a partir de questionário pré- elaborado destinado às famílias das pessoas com deficiência em seu próprio ambiente, possibilitando maior liberdade e espontaneidade quanto às respostas. Em todos os casos, foram as mães dessas famílias que nos concederam as entrevistas, assim como também, são elas que dedicam suas vidas por completa a esses filhos. Por último, o que essas famílias querem é serem vistas e ouvidas, consideradas e respeitadas por todos, para que assim, possam oferecer aos seus filhos o suporte necessário para que vivam dignamente.pt_BR
dc.description.abstractThe Present Work aimed to analyze five families evidence of persons with Disabilities in the Elementary School at Vereador João Belmiro dos Santos, municipal school located in Alto da Boa Vista, in Bayeux - PB, highlighting how they live as same and pondering the role that’s school must exercise in collaboration with family processes, and order to achieve a truly inclusive education. We consider this great importance theme and because we understand the dimension a family take in one's life with disabilities, as it is through what is acquired the first securities and if you have a first contact with society. therefore, and as indispensable families be heard and the accounts are analyzed considering the context in which they live, as much of the research only the process emphasize teaching and learning disabled person teaching regular classes. The work is structured in three chapters, among eels, an introductory part, that explains a little about the theme, introducing the problem, as research questions and objectives. Chapter two, we treat the search paths, used instruments, characterization facility that’s realize our research, the profile participants and a brief explanation of as made data analysis. In the chapter three, we expose the testimonies of parents of persons with disabilities in the light of studied theory, addressing a son of discovery process with disabilities challenges in creation of this son, as family interactions, society's prejudice the school paper. The search was carried out through observation at school and interviews from the recorded pre-developed questionnaire for families at disability in his own environment, enabling larger freedom and spontaneity for the answers. in all cases, the mothers of these families that granted the interviews, and also, they dedicated their lives full for one processes’ sons. finally, what these families want to it is to be seen and heard, considered and respected for all, so that, they can offer their children the necessary support for that live with dignity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-10T14:33:05Z No. of bitstreams: 1 ABL10102016.pdf: 1823254 bytes, checksum: 8f2ddc308c7275201d9471687cd38706 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T14:33:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABL10102016.pdf: 1823254 bytes, checksum: 8f2ddc308c7275201d9471687cd38706 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2015.-
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleTestemunhos de famílias de pessoas com deficiência nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Vereador João Belmiro dos Santospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar cinco testemunhos de famílias de pessoas com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vereador João Belmiro Dos Santos, localizada no bairro Alto da Boa Vista, na cidade de Bayeux - PB, destacando como vivem as mesmas e ponderando o papel que a escola deve exercer na colaboração com esses familiares, a fim de alcançar uma educação verdadeiramente inclusiva. Consideramos que este tema é de grande importância porque compreendemos a dimensão que a família assume na vida da pessoa com deficiência, já que é através dela que se adquire os primeiros valores e que se tem um primeiro contato com a sociedade. Portanto, é imprescindível que as famílias sejam ouvidas e que suas histórias sejam analisadas considerando o contexto em que vivem, já que grande parte das pesquisas apenas enfatizam os processos de ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência em classes regulares de ensino. O trabalho está estruturado em três capítulos, dentre eles, a parte introdutória, que explica um pouco sobre o tema proposto, apresentando o problema, as questões de pesquisa e os objetivos. No segundo capítulo, tratamos dos caminhos da pesquisa, instrumentos utilizados, caracterização da instituição em que realizamos a nossa pesquisa, o perfil dos participantes e uma breve explicação de como foi feita a análise dos dados. No terceiro capítulo, expomos os testemunhos dos pais de pessoas com deficiência à luz da teoria estudada, abordando o processo da descoberta de um filho com deficiência, os desafios na criação desse filho, as interações familiares, o preconceito da sociedade e o papel da escola. A pesquisa foi realizada através de observação na escola e entrevistas gravadas a partir de questionário pré- elaborado destinado às famílias das pessoas com deficiência em seu próprio ambiente, possibilitando maior liberdade e espontaneidade quanto às respostas. Em todos os casos, foram as mães dessas famílias que nos concederam as entrevistas, assim como também, são elas que dedicam suas vidas por completa a esses filhos. Por último, o que essas famílias querem é serem vistas e ouvidas, consideradas e respeitadas por todos, para que assim, possam oferecer aos seus filhos o suporte necessário para que vivam dignamente.-
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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