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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Paulo Ricardo Ferreira Floro-
dc.date.accessioned2019-04-16T14:22:23Z-
dc.date.available2018-10-03-
dc.date.available2019-04-16T14:22:23Z-
dc.date.issued2018-07-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14022-
dc.description.abstractThis dissertation deals with the imaginary and representations of the sertão within the artistic production of Brazilian comics. For analysing the theme two works representative of the theme published in Brazil will be used: Estórias Gerais, originally published in 2001, with scripts by Wellington Srbek and art by Flávio Colin, and Bando de dois, with text and art by Danilo Beyruth, published in 2010. The objective of this research will be to analyze how the country men and his daily life were represented in comics. The methodology used was Thompson's depth hermeneutics and as a theoretical reference, Durand and Maffesoli's imaginary studies, Durval Albuquerque's Northeastern social construction, and Stuart Hall's work on the sociological and postmodern subject were used to compose the character construction analysis. Studies of Scott McCloud and Will Eisner have also been used as a way of seeking an understanding of the particular aesthetics of Comics. The two comics use prized elements in the sertão’s narrative, such as the imposition of the environment as determinant of acts, oral traditions as shapers of character and rigid stratifications of classes and social functions. In the first one, we see a reinvention of the sertão with new aesthetic meanings in a timeless graphic novel that seeks to bring into the comic language all the elements that formed the basis for the representation of the country men. The second ome transports the memory of the sertão to a more contemporary approach, employing narrative techniques borrowed from western and American comics. The dissertation contributes to the increasing relevance of comic studies within national identity and memory discussions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glaucia Paes (glaucia.mpaes@gmail.com) on 2019-04-16T14:22:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4512037 bytes, checksum: bcefa483d1c0205776d2b479d72f6cef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-16T14:22:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 4512037 bytes, checksum: bcefa483d1c0205776d2b479d72f6cef (MD5) Previous issue date: 2018-07-12en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias em Quadrinhospt_BR
dc.subjectSertãopt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectImaginarypt_BR
dc.subjectQuadrinhos - Homem sertanejopt_BR
dc.subjectRepresentações sociais - quadrinhopt_BR
dc.titleImaginário e representações sociais do sertão nos quadrinhos brasileiros contemporâneospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Azevêdo, Sandra Raquew dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1976888175396767pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3498530883092578pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata do imaginário e representações do sertão dentro da produção autoral dos quadrinhos brasileiros. Para análise do tema serão utilizadas duas obras representativas da temática lançadas no Brasil: Estórias Gerais, publicada originalmente em 2001, com roteiros de Wellington Srbek e arte de Flávio Colin, e Bando de dois, com texto e arte de Danilo Beyruth, publicada em 2010. O objetivo desta pesquisa será analisar como o homem sertanejo e seu cotidiano foram representados nos quadrinhos. A metodologia utilizada foi a hermenêutica da profundidade, de Thompson e como referencial teórico foram utilizados os estudos do imaginário de Durand e Maffesoli, da construção social do Nordeste de Durval Albuquerque e de Stuart Hall sobre o sujeito sociológico e pós-moderno para compor a análise da construção dos personagens. Também foram usados estudos de Scott McCloud e Will Eisner como forma de buscar um entendimento à luz das estéticas particulares das Histórias em Quadrinhos. As duas HQs utilizam elementos caros à narrativa do sertão, como a imposição do meio como determinante dos atos, as tradições orais como formadoras de caráter e as rígidas estratificações de classes e funções sociais. No primeiro vemos uma reinvenção do Sertão com novos significados estéticos em uma HQ atemporal que busca trazer para a linguagem dos quadrinhos todos os elementos que formaram a base para a representação do homem do sertão. O segundo transporta a memória sertaneja para uma abordagem mais contemporânea, empregando técnicas narrativas emprestadas do western e dos comics norte-americanos. A dissertação contribui com o aumento da relevância dos estudos de quadrinhos dentro das discussões sobre identidade e memória nacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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