Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGoncalves, Thaynara Tassia da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-17T11:04:34Z-
dc.date.available2018-12-03-
dc.date.available2019-04-17T11:04:34Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14029-
dc.description.abstractThe interest for the realization of this research occurred with the participation in the project, assisted by Prof. Luiz G. Gonçalves, entitled "Guidelines for the Education of Young People and Adults from the Paths of Access to Socially Relevant Knowledges" (2016). In this study, it was possible to better understand the reality of Youth and Adult Education (EJA), through observations made during visits to a school in the municipal network located in a peripheral neighborhood of the city of João Pessoa. However, it was in the meetings held with the group of the Pedagogy of the Field class, of the UFPB, during the night shift, throughout the discipline Foundations of Education of Youths and Adults, that we had the first contact with studies that they looked for to substantiate the theory of human unfinance through the theory of neoteny. Therefore, in this bibliographic study, the goal of this research is the problematization of the concept of human unfinished, developed by Paulo Freire (1996) in his book "Pedagogy of Autonomy: knowledges necessary for educational practice". The theory of neoteny gained importance in this research for its educational implications, especially in the teaching and learning processes of the EJA. This theory helps to rethink the argument of human immaturity and maturity, based on the principles of permanent human prematurity, favorable to learning, even in old age.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-17T11:04:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TTSG03122018.pdf: 344966 bytes, checksum: ef32b23951966f72b672082406928f5f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T11:04:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TTSG03122018.pdf: 344966 bytes, checksum: ef32b23951966f72b672082406928f5f (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInacabamentopt_BR
dc.subjectNeoteniapt_BR
dc.titleO inacabamento freireano e sua aproximação com teoria da Neotenia: discussões e implicações para a educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luiz Gonzaga-
dc.description.resumoO interesse pela realização desta pesquisa ocorreu com a participação no projeto, coordenado pelo Prof. Dr Luiz G. Gonçalves, intitulado “Orientações para a educação de jovens e adultos a partir dos caminhos de acesso aos saberes socialmente relevantes” (2016). Neste, foi possível compreender melhor a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio das observações feitas durante as visitas a uma escola da rede municipal localizada em um bairro periférico da cidade de João Pessoa. Contudo, foi ao longo dos encontros realizados nas aulas com a turma do curso de Pedagogia do Campo, da UFPB, no turno da noite, ao longo da disciplina Fundamentos de Educação de Jovens e Adultos, que tivemos o primeiro contato com os estudos que buscavam fundamentar a teoria do inacabamento humano por meio da teoria da neotenia. Diante disto, neste estudo bibliográfico, o objetivo da pesquisa é a problematização da concepção de inacabamento humano, desenvolvido por Paulo Freire (1996) em seu livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. A teoria da neotenia ganhou importância nesta pesquisa por suas implicações no âmbito educacional, especialmente nos processos de ensino e aprendizagem da EJA. Esta teoria ajuda a repensar o argumento da imaturidade e da maturidade humana, com base nos princípios de uma prematuridade humana permanente, favorável à aprendizagem, inclusive na velhice.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTSG03122018.pdf336,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons