Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14031
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Renata Soares Vieira da-
dc.date.accessioned2019-04-17T11:46:20Z-
dc.date.available2018-11-30-
dc.date.available2019-04-17T11:46:20Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14031-
dc.description.abstractThis research aims to identify the relevance of emotional education work in a youth and adults class in the construction of integral human formation. Firstly, it is pointed out characteristics and reflections on the emotional universe, alongside with the collaboration of authors such as Humberto Maturana and Elisa Gonsalves. As a way of increasing theme’s knowledge involving youth and adults education, it was used the studies of Vanilda Paiva, Sérgio Haddad, Paulo Freire, among others authors who present historical background, achievements and challenges in this modality. They also show how resistance and rejection marks interfere in the emotional state of the ones in the school environment. Continuing with the aim of this research, it is presented the need of a integral human formation, which is considered as a process in the search for balance between dimensions presented by Ferdinand Röhr as indispensable to the humanization process: physical, sensorial, emotional, mental and spiritual. Beside Röhr, Policarpo Júnior and Mariana Arantes were also references to this approach construction. In the end, it was used as object of study a youth and adult education class, where an intervention took place throughout the observation of classroom routine and the organization of activities sequence which had the main goal of answering the following question: How does emotional education, inserted in Youth and Adults Education classes modality, help in integral human formation? It is concluded that research time was not enough to expose all the expressive results and that emotional activities bring out a major possibility of human relationships. In addition, the use of resources connected to students’ reality guarantees meaning to learning process, which besides working the cognitive dimension provides personal well-being.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-17T11:46:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSVS30112018.pdf: 647510 bytes, checksum: eb3b1673cbecfe833d7e841409b35ac6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T11:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSVS30112018.pdf: 647510 bytes, checksum: eb3b1673cbecfe833d7e841409b35ac6 (MD5) Previous issue date: 2018-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação emocionalpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectFormação integralpt_BR
dc.titleVivência emocional na educação de jovens e adultos: uma experiência a partir do estágio supervisionado do Curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Rodrigo Silva Rosal de-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo identificar a relevância do trabalho com a educação emocional em uma turma de jovens e adultos na construção da formação humana integral. Inicialmente aponta-se características e reflexões do universo das emoções com a colaboração de autores como Humberto Maturana e Elisa Gonsalves. Como forma de ampliar os conhecimentos acerca da temática que envolve Educação de Jovens e Adultos, utilizou-se os estudos de Vanilda Paiva, Sérgio Haddad, Paulo Freire e de outros autores que apresentam históricos, avanços e desafios encontrados nesta modalidade, e como as marcas de resistência e exclusão interferem no estado emocional dos sujeitos presentes no ambiente escolar. Dando continuidade ao objetivo geral da pesquisa, apresenta-se a necessidade de uma formação humana integral, considerada como o processo de busca de equilíbrio entre as dimensões apresentadas por Ferdinand Röhr como indispensáveis ao processo de humanização: física, sensorial, emocional, mental e espiritual. Além deste autor, Policarpo Júnior e Mariana Arantes foram referências para a construção desta abordagem. Por fim, utilizou-se como objeto de estudo uma turma de educação de jovens e adultos, onde realizou-se uma intervenção mediante observações da rotina de sala de aula e mediante a organização de uma sequência de atividades que tinham por finalidade responder à seguinte questão: De que maneira a educação emocional, inserida nas aulas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos, auxilia na formação humana integral? Conclui-se que o tempo de pesquisa não foi suficiente para expor todos os resultados considerados expressivos e que atividades de cunho emocional trazem maior possibilidade de relações humanas, e o uso de recursos ligados à realidade dos educandos garante significado às aprendizagens, que além de trabalhar a dimensão cognitiva proporciona o bem-estar pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RSVS30112018.pdf632,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons