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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Keilly Pagels Barbosa-
dc.date.accessioned2019-04-17T11:58:53Z-
dc.date.available2018-12-18-
dc.date.available2019-04-17T11:58:53Z-
dc.date.issued2018-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14032-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambiental - animalistapt_BR
dc.subjectSenciênciapt_BR
dc.subjectAbandono de animaispt_BR
dc.titleEducação ambiental - animalista: questões teóricas e uma discussão sobre a situação dos animais errantes na Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França P. da-
dc.description.resumoA presente pesquisa caracteriza-se como um trabalho teórico, cuja proposta é discutir, mesmo que brevemente, a questão ambiental-animalista à luz de alguns referenciais que tentam quebrar o paradigma antropocêntrico e refletir sobre o cenário contemporâneo e cultural numa outra perspectiva, a do biocentrismo. O trabalho surge a partir de um novo olhar sobre a natureza e os direitos dos animais, da necessidade de compreender este momento histórico que repercute pelo mundo inteiro e da importância de entender sobre a senciência e o fato desta poder alavancar o combate aos maus-tratos e abandono dos animais. Para isso, contextualizamos, historicamente, as relações estabelecidas entre os homens e os animais e a forma como estas se desenvolveram ao longo da história; revisamos o direito dos animais à luz da legislação brasileira e estadual, bem como a lei de crimes ambientais, e apresentamos o Código de Direito e Bem-Estar Animal da Paraíba, recentemente aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do estado. Discutimos sobre o papel das ONG’s e das entidades protecionistas dos animais, bem como a relevância do tema educação ambiental-animalista ser trabalhada nas escolas de educação básica. Por fim, fazemos uma panorâmica da questão do abandono de animais no campus I da UFPB, e no Centro de Educação, pensando na necessidade da discussão da temática no âmbito da universidade como um todo, envolvendo todos os segmentos que a compõem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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