Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Danielle Pereira Gonçalves dos-
dc.date.accessioned2019-04-17T12:45:54Z-
dc.date.available2019-01-08-
dc.date.available2019-04-17T12:45:54Z-
dc.date.issued2018-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14035-
dc.description.abstractThe present study aims to study social exclusion in the context of youth and adult education (EJA), from the object of the research intends to discuss social exclusion in the context of EJA, having this as a space of understanding, strengthening of measures intervention. For this, it is necessary to define social exclusion as a category of analysis, presenting the social experiences of Carolina Maria de Jesus and Paulo Freire, also discussing the challenges and perspectives of this category in the context of EJA, understanding the feasibility of Freire's theoretical-methodological proposal as a way for a conscientizator study. Offering an introduction to the discussions on the public policies of action for the EJA as a way to rescue the human dignity of young people and adults. Investigating and contributing to new pedagogical practices. In this sense, the methodology adopted is anchored in the theoretical contributions of: Freire (2010), Franco (2013), Jesus (2014), Santos (2007), Silva (2010), among others. To reach the proposed goal, we draw a specific methodology throughout the research. First was a broad research focused on materials rich in the subject studied: articles, books, newspapers, magazines; in a second moment we carried out a documentary research reviewing legal frameworks, investigating, among them the Federal Constitution of 1988, the Law of Directives and Bases of National Education Law no 9,394, of December 20, 1996. In this way the present research tried to contribute with the thought that believes in the continuing need to rethink our history in order to seek collective solutions for the strengthening and recognition of Youth and Adult Education as a policy of redress and affirmation of the right to quality lifelong education, this is a a big problem that we experience every day, and that directly affects more than half of the Brazilian population.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-17T12:45:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPGS08012019.pdf: 662013 bytes, checksum: 5af69cc0a10cc8293144a8bb512f225c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T12:45:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DPGS08012019.pdf: 662013 bytes, checksum: 5af69cc0a10cc8293144a8bb512f225c (MD5) Previous issue date: 2018-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectExclusão socialpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.titleExclusão social: um olhar sobre a educação de jovens e adultos a partir das obras de Carolina Maria de Jesus e Paulo Freirept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Alexandre Magno Tavares da-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo de estudo a exclusão social no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do objeto da pesquisa pretende discutir a exclusão social no contexto da EJA, tendo esta enquanto um espaço de compreensão, fortalecimento de medidas de intervenção. Para isso é necessário definir a exclusão social enquanto categoria de análise, apresentando o dar-se, através das experiências sociais de Carolina Maria de Jesus e de Paulo Freire, discutindo ainda, os desafios e perspectivas dessa categoria no contexto da EJA, entendendo viabilidade da proposta teórico-metodológica freireana como um caminho para um estudo conscientizador. Oferecendo uma introdução às discussões sobre as políticas públicas de ação para a EJA como uma forma de resgate a dignidade humana dos jovens e adultos. Investigando e contribuindo com novas práticas pedagógicas. Nesse sentido, a metodologia adotada está ancorada nos aportes teóricos de: Freire (2010), Franco (2013), Jesus (2014), Santos (2007), Silva (2010), entre outros. Para alcançamos o objetivo proposto, traçamos uma metodologia especifica durante toda a pesquisa. Primeiro foi realizada uma pesquisa ampla focada em materiais ricos na temática estudada: artigos, livros, jornais, revistas; em um segundo momento realizamos uma pesquisa documental revisando marcos legais, investigando, entre eles a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dessa forma a presente pesquisa procurou contribuir com o pensamento que acredita na necessidade contínua do repensar nossa história, a fim de buscar soluções coletivas para o fortalecimento e reconhecimento da Educação de Jovens e Adultos como uma política de reparação e afirmação do direito a educação de qualidade ao longo da vida, este é um grande problema que vivenciamos dia-a-dia, e que afeta diretamente mais da metade da população brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DPGS08012019.pdf646,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons