Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Alcione de Araújo-
dc.creatorRibeiro Neto, João Paulo-
dc.creatorFarias, Rita de Cássia da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-17T13:14:00Z-
dc.date.available2018-10-08-
dc.date.available2019-04-17T13:14:00Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14036-
dc.description.abstractThis work aims to promote a discussion on the entry of adult students over 40 years in higher education at the Federal University of Paraiba - UFPB - addressing its challenges and difficulties and also what motivates this audience to seek knowledge in undergraduate course this educational institution. Some limitations age places require a constant adjustment between the effective capacity of achievement and the requirements of the university world, experiencing pressure for success that personal life and often require professional. Questionnaires were given to 08 subjects aged 41 to 57 years, in order to understand the challenges and difficulties they feel these adult learners and also to know the strategies they use to "survive" and to achieve "success" in the middle university.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-17T13:14:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAM08102018.pdf: 868776 bytes, checksum: 19e0836dc732d6f84aba38c04ad7d075 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T13:14:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAM08102018.pdf: 868776 bytes, checksum: 19e0836dc732d6f84aba38c04ad7d075 (MD5) Previous issue date: 2016-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleOs desafios e as dificuldades do adulto no ensino superiorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Fábio do Nascimento-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo promover uma discussão sobre o ingresso de alunos adultos acima de 40 anos no ensino superior na Universidade Federal da Paraíba – UFPB -, abordando seus desafios e dificuldades e também o que motiva esse público a buscar o conhecimento num curso de graduação dessa instituição de ensino. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõe. Foram entregues questionários a 08 sujeitos com idades entre 41 e 57 anos, com o objetivo de compreender os desafios e as dificuldades que sentem esses alunos adultos e também para conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAM08102018.pdf848,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons