Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14037
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Jordânia Amorim da-
dc.creatorSilva, Renata Fátima Luna da-
dc.date.accessioned2019-04-17T13:40:17Z-
dc.date.available2018-09-10-
dc.date.available2019-04-17T13:40:17Z-
dc.date.issued2016-06-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14037-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper had as a theme to highlight the playful in Child Education as a Tool for the educator, thus approaching play as a facilitator of learning, emphasizing play as a pleasurable form, in which children interact with the world and make their own discoveries. The research aimed to analyze the importance of the playful in the teaching process of Early Childhood Education for the integral development of children in the nursery of 2-3. How to still provide educators a reflection on pedagogical practice within a playful perspective. Early Childhood Education is a fundamental stage in the child's emotional and cognitive development. Therefore, play and play become activities that enable the learning of skills, therefore, will benefit the process of teaching learning. In day-care centers it has been noticed the difficulty of the offer of toys for the children, besides little importance given to the ludic activity for its development. Play is the essence of childhood and its main activity, but institutions do not always develop practices that take this assumption as guiding the organization of their routines. It is noticed that there is an unprepared relative to the knowledge of the basic necessities of the small children and mainly in relation to the play. The teacher has the fundamental role, stimulating the construction of knowledge through play and creating opportunities for the acquisition of new learning. According to the results obtained, the objective of the research was reached, since it confirmed how playful is of great importance in the development of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-17T13:40:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAS10092018.pdf: 620059 bytes, checksum: 21f2b5c922e6d0c318b0eb5cad608cb5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T13:40:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JAS10092018.pdf: 620059 bytes, checksum: 21f2b5c922e6d0c318b0eb5cad608cb5 (MD5) Previous issue date: 2016-06-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA ludicidade na educação infantil: uma ação pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Nádia Jane de-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso teve como tema destacar O lúdico na Educação Infantil como Ferramenta para o educador, abordando assim o lúdico como um facilitador da aprendizagem, ressaltando o brincar como uma forma prazerosa, na qual as crianças interagem com o mundo e fazem suas próprias descobertas. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem da Educação Infantil para o desenvolvimento integral das crianças na creche de 2-3.Como ainda proporcionar aos educadores uma reflexão sobre a prática pedagógica dentro de uma perspectiva lúdica. A Educação Infantil é uma fase fundamental para o desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Diante disso, a brincadeira e o jogo tornam-se atividades que possibilitam a aprendizagem de habilidades, portanto, beneficiarão o processo de ensino aprendizagem. Nas creches têm-se percebido a dificuldade da oferta de brinquedos para as crianças, além de pouca importância dada à atividade lúdica para seu desenvolvimento. O brincar é a essência da infância e sua principal atividade, mas nem sempre as instituições desenvolvem práticas que tomam este pressuposto como orientador da organização de suas rotinas. Percebe-se que há um despreparo relativo ao conhecimento das necessidades básicas das crianças pequenas e principalmente em relação ao brincar. O professor tem o papel fundamental, estimulando a construção do conhecimento através das brincadeiras e criando oportunidades para a aquisição de novas aprendizagens. De acordo com os resultados obtidos, o objetivo da pesquisa foi alcançado, pois confirmou o quanto o lúdico é de grande importância no desenvolvimento das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAS10092018.pdf605,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons