Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14038
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCícero, Dayse Ferreira-
dc.date.accessioned2019-04-17T13:57:41Z-
dc.date.available2019-03-26-
dc.date.available2019-04-17T13:57:41Z-
dc.date.issued2016-12-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14038-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the process of inclusion of a student with physical disability in the day care center. The research aims to answer the questions: Is the day care accessible to receive students with physical disabilities? Is there and how is the treatment and training of teachers related to the inclusion of this student? How is this child accompanied? Is there any other specialized space besides the school that can help in its development? What are the curricular methodologies used by the teacher for the learning of this disabled student? Inclusive practice is one in which the teacher or teacher considers the diversity of their students and tries to meet their educational needs by making flexible the actions aimed at access to social participation and knowledge seeking ways to this process to happen. The research adopted the qualitative approach, using as data collection instru- ments the observation with field diary; Questionnaires with the director, teacher, caregiver and the student's mother. The research results showed that the day care center does not have a physical structure to support students with physical disabilities or didactic resources to support teachers in the application of an inclusive methodology.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-17T13:57:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFC26032019.pdf: 634950 bytes, checksum: 789a4639c88d2c924d1db30e392205fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-17T13:57:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DFC26032019.pdf: 634950 bytes, checksum: 789a4639c88d2c924d1db30e392205fd (MD5) Previous issue date: 2016-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEstudante - deficiência físicapt_BR
dc.titleO processo de inclusão de estudante com deficiência física e a educação infantil: um estudo de caso na Creche Alice Suassuna - Bayeuxpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Izaura Maria Andrade da-
dc.description.resumoEste trabalho tem como foco analisar o processo de inclusão de um aluno com deficiência física na creche. A pesquisa tem como objetivo responder as questões: será que a creche está acessível para receber alunos com deficiência física? Existe e como se dá o tratamento e formação dos professores em relação a inclusão deste aluno? Como está criança é acompanhada? Há algum outro espaço especializado, além da escola que possa ajudar no seu desenvolvimento? Quais as metodologias curriculares utilizadas pela professora para a aprendizagem deste aluno com deficiência? A prática inclusiva é aquela em que o professor ou professora considera a diversidade de seus alunos (as) e tenta atender suas necessidades educacionais flexibilizando as ações voltadas para o acesso à participação social e ao conhecimento procurando meios para esse processo acontecer. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coletas de dados a observação com diário de campo; questionários com diretora, professora, cuidadora e a mãe do aluno observado. O resultado da pesquisa mostrou que a creche não tem estrutura física para comportar alunos com deficiência física e nem recursos didáticos para apoiar os professores na aplicação de uma metodolo- gia inclusiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DFC26032019.pdf620,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons