Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14053
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A cartografia escolar como metodologia na formação de professores de geografia na Universidade Estadual da Paraíba
metadata.dc.creator: Leite, Maria Adeni Clementino
metadata.dc.contributor.advisor1: Reis, Christianne Maria Moura
metadata.dc.description.resumo: Nesta dissertação buscamos analisar a Cartografia Escolar como metodologia na formação de professores de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, uma vez que a referida instituição oferta o curso de Geografia nos Campus I e Campus III. Especificamente, contextualizamos a Cartografia Escolar no ensino de Geografia; apresentamos as concepções dos professores das disciplinas, voltadas à Cartografia; averiguamos e comparamos o entendimento dos alunos participantes, acerca da utilização da Cartografia Escolar nas aulas de Geografia. Como metodologia de pesquisa, realizamos um levantamento bibliográfico baseado em teóricos que abordam as temáticas: Formação de Professores, currículo, prática e saberes docentes; Cartografia Escolar; dentre outros. Partimos da concepção do estudo de caso, assim, utilizamos um roteiro de entrevista semiestruturado e um questionário, destinados à coleta de dados através da participação voluntária de três professores – responsáveis pelas disciplinas de Cartografia – e quarenta e três alunos do último semestre do curso. A partir dos dados levantados nesta pesquisa, observamos que os docentes configuram em suas práticas de ensino, em um viés direcionado a técnica geográfica, constituindo em fragilidades repassadas aos alunos com relação à disciplina escolar Geografia, principalmente, na utilização do conhecimento cartográfico. Além disso, compreendemos como se dava a utilização da Cartografia Escolar na formação dos professores de Geografia e, identificamos que, apesar dos alunos terem a oportunidade de cursarem disciplinas na área da Cartografia e acesso, ainda que restrito, a materiais demonstram insatisfação com a sua formação, obviamente, existe um despreparo para a prática docente. Com base nos discursos dos sujeitos da pesquisa, identificamos também problemas relacionados à infraestrutura, à carga horária, à metodologia de ensino dos professores. Igualmente verificamos que os professores entrevistados necessitam repensar sobre sua prática e a importância do seu papel como professor formador de futuros professores, que apresentam a responsabilidade de inserir em suas práticas pedagógicas novas possibilidades para a formação de professores para o ensino da Geografia e a utilização da Cartografia Escolar como metodologia para esta formação.
Abstract: In this dissertation we seek to analyze the School Cartography as methodology in the training of Geography teachers of the Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, knowing that this institution offers the Geography course in Campus I – Campina Grande – and Campus III - Guarabira. Specifically, we contextualized the School Cartography in the teaching of Geography; we present the teachers' conceptions of the disciplines, focused on Cartography; we investigate and compare the students' understanding of the use of School Cartography in Geography classes. As a research methodology, we carried out a bibliographical survey based on theorists that approach the themes: Teacher training, curriculum, practice and teaching knowledge; School Cartography; among others. Thus, we used a semi-structured interview script and a questionnaire to collect data through the voluntary participation of three teachers - responsible for the Cartography disciplines - and forty-three students from the last semester of the course. Based on the data collected in this research, we observed that teachers configure their teaching practices in a bias directed to geographic technique, constituting in fragilities passed on to students in relation to the school discipline Geography, mainly in the use of cartographic knowledge. In addition, we understood how the use of School Cartography in the training of Geography teachers was given, and we identified that, despite the students having the opportunity to study subjects in the area of Cartography and access, however restricted, the materials demonstrated dissatisfaction with their Training, there is obviously a lack of preparation for teaching practice. Based on the discourses of the research subjects, we also identified problems related to infrastructure, time load, and teaching methodology of teachers. We also verified that the teachers interviewed need to rethink their practice and the importance of their role as teacher training future teachers, who present the responsibility to insert in their pedagogical practices new possibilities for the training of teachers for the teaching of Geography and the use of Cartography as a methodology for this training.
Keywords: Formação de professores
Geografia
Cartografia escolar
Teacher training
Geography
School cartography
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Geografia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14053
Issue Date: 30-Aug-2017
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdfArquivo total2,09 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons