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dc.creatorLeão, Bruna Kedman Nascimento de Souza-
dc.date.accessioned2016-10-10T14:55:11Z-
dc.date.available2016-10-10T14:55:11Z-
dc.date.issued2016-10-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1405-
dc.descriptionO presente trabalho evidencia a importância da Habilidade Social Educativa Dar e Receber Feedback em processos de ensino-aprendizagem e, neste caso, na formação inicial do(a) Pedagogo(a). Para vislumbrar as contribuições dessa habilidade, foram fornecidos feedbacks no instrumento avaliativo da primeira unidade de licenciandos em Pedagogia, no componente de Filosofia da Educação Ido curso de Pedagogia do Campus I da UFPB; nele se analisaram cinco devolutivas, exercícios refeitos sob a orientação do feedback. Contatou-se que a inserção do feedback em instrumentos avaliativos contribui positivamente no processo de ensino-aprendizagem, por ampliar as possibilidades de construção e reconstrução de conhecimento dos(as) estudantes, tornando-os(as) mais autodirigidos em sua formação; propiciar uma postura crítico- reflexiva do professor, além de consolidar o relacionamento interpessoal professor- aluno como um espaço de diálogo e confiança. Por meio de tais constatações, aponta-se a necessidade da inserção do estudo e da formação de habilidades sociais educativas, competência social e interpessoal no currículo do curso de Pedagogia, considerando a docência como uma profissão de caráter relacional.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph highlights the importance of Giving and Receiving Feedback as a social skill to be developed during the process of teaching and learning and, in this case, in the initial preparation of pedagogues at university. In order to examine the contribution of that behavior pattern, feedbacks were given through an evaluative tool in the first unit of an Educational Phylosophy Course to students of Pedagogy at Campus I-UFPB. Five students’ performances after feedbacks were analysed and it was observed that feedback contributes positively to the process of learning and teaching, for it enhances the possibilities of (re)constructing knowledge by students, so that they became more autonomous; it also helps teachers to be more reflexive and critical; besides, it consolidates interpersonal relationship between those implied at teaching/learning, promoting dialogue and reliability. Considering Pedagogya relational profession, those data support the pleading to integrate social skills’ study and training at Pedagogy’s curriculum.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2016-10-10T14:55:11Z No. of bitstreams: 1 BKNSL10102016.pdf: 674366 bytes, checksum: f40f05a0244f9965f3d1442c4bb06e8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-10T14:55:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BKNSL10102016.pdf: 674366 bytes, checksum: f40f05a0244f9965f3d1442c4bb06e8b (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesJoão Pessoa, 2016.-
dc.subjectFormação do pedagogopt_BR
dc.subjectProfessor - alunopt_BR
dc.subjectProcesso avaliativopt_BR
dc.titleHabilidade social educativa de “dar e receber feedback” em processos avaliativos: contribuições na formação do(a) pedagogo(a)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Fernando Cézar Bezerra de-
dc.description.resumoO presente trabalho evidencia a importância da Habilidade Social Educativa Dar e Receber Feedback em processos de ensino-aprendizagem e, neste caso, na formação inicial do(a) Pedagogo(a). Para vislumbrar as contribuições dessa habilidade, foram fornecidos feedbacks no instrumento avaliativo da primeira unidade de licenciandos em Pedagogia, no componente de Filosofia da Educação Ido curso de Pedagogia do Campus I da UFPB; nele se analisaram cinco devolutivas, exercícios refeitos sob a orientação do feedback. Contatou-se que a inserção do feedback em instrumentos avaliativos contribui positivamente no processo de ensino-aprendizagem, por ampliar as possibilidades de construção e reconstrução de conhecimento dos(as) estudantes, tornando-os(as) mais autodirigidos em sua formação; propiciar uma postura crítico-reflexiva do professor, além de consolidar o relacionamento interpessoal professor-aluno como um espaço de diálogo e confiança. Por meio de tais constatações, aponta-se a necessidade da inserção do estudo e da formação de habilidades sociais educativas, competência social e interpessoal no currículo do curso de Pedagogia, considerando a docência como uma profissão de caráter relacional.-
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