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metadata.dc.type: Tese
Title: Pós-humano e além-do-humano: uma abordagem do transumanismo através do conceito de Niilismo no pensamento de Friedrich Nietzsche.
metadata.dc.creator: Soares, Breno Dutra Serafim
metadata.dc.contributor.advisor1: Cordeiro, Robson Costa
metadata.dc.description.resumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo fundamental tecer uma crítica sobre o transumanismo a partir do conceito de niilismo na obra de Friedrich W. Nietzsche. Para tanto, parte de uma polêmica gerada por alguns pensadores que, a partir dos anos 90 do século XX, passaram a estabelecer uma relação entre o pensador alemão e o movimento transumanista. Alguns teóricos desse movimento estabeleceram uma conexão de fundo entre o movimento transumanista e Nietzsche, partindo do princípio de que este pensador proporcionaria com sua filosofia uma fundamentação mais robusta para ideias fundamentais ao movimento. Nosso objetivo é, pois, determinar a validade de tais observações, se as mesmas foram estabelecidas de maneira acurada ou não, através de uma crítica dessa vinculação de Nietzsche ao movimento transumanista a partir do conceito de niilismo, fundamental no pensamento do filósofo. Para realizar esse objetivo geral, partimos da elucidação do conceito de niilismo na obra de Nietzsche, a partir da tematização do conceito em sua origem e arraigamento no contexto da cultura ocidental. Após isso, realizamos o mesmo percurso com o pensamento transumanista, tentando estabelecer as características fundamentais dessa corrente tão atual do pensamento ocidental, bem como determinando os meios pelos quais o transumanismo procura se fazer valer, espraiando-se no contexto do pensamento e da cultura ocidentais deste início de século. Ainda no segundo capítulo, buscamos estabelecer de que forma os pensadores transumanistas buscam realizar essa conexão entre o pensamento de Nietzsche e a doutrina por eles defendida. Num terceiro momento, buscamos defender nossa hipótese de que o transumanismo se identifica, de acordo com a ótica nietzschiana, com uma espécie de niilismo. Para tanto, tecemos considerações sobre o uso da ciência pelo filósofo alemão. Primeiramente, para Nietzsche, a ciência possui um papel positivo porque funciona como um mecanismo que permite livrar o ser humano do ideal de verdade como consolação, típico da metafísica e da religião judaico-cristã. Contudo, em um segundo momento, a ciência se revela como herdeira do niilismo ocidental porque adota o ideal de conservação e promoção da humanidade, seja esta “humanidade” orgânica ou pós-orgânica. Por último, fazemos uso do conceito de além-do-homem de Nietzsche para estabelecer um confronto com o pensamento transumanista, cujo objetivo é a criação do pós-humano, conceito que os adeptos dessa doutrina equiparam ao além-do-homem nietzschiano.
Abstract: This doctoral thesis has the fundamental objective of criticizing transhumanism from the concept of nihilism in the work of Friedrich W. Nietzsche. To do so, part of a controversy generated by some thinkers who, from the 90's of the twentieth century, began to establish a relationship between the german thinker and the transhumanist movement. Some theorists of this movement have established a fundamental connection between the transhumanist movement and Nietzsche, assuming that this thinker would provide with his philosophy a more robust foundation for ideas fundamental to the movement. Our aim is therefore to determine the validity of such observations, whether they were accurately established or not, through a critique of Nietzsche's attachment to the transhumanist movement from the concept of nihilism, which is fundamental in the philosopher's thinking. In order to achieve this general objective, we start from the elucidation of the concept of nihilism in Nietzsche's work, from the thematization of the concept in its origin and roots in the context of Western culture. After this, we carry out the same course with transhumanist thinking, trying to establish the fundamental characteristics of this current of Western thought, as well as determining the means by which transhumanism seeks to assert itself, spreading in the context of thought and culture of this early 20th century. Still in the second chapter, we seek to establish how the transhumanist thinkers seek to realize this connection between Nietzsche's thought and the doctrine they defend. In a third moment, we seek to defend our hypothesis that transhumanism identifies, according to the nietzschean view, as a kind of nihilism. To this end, we make considerations about the use of science by the german philosopher. First, for Nietzsche, science has a positive role because if functions as a mechanism to free the human being from the ideal of truth as a consolation, typical of metaphysics and the judeo-christian religion. However, in a second moment, science reveals itself as heir to Western nihilism because if adopts the ideal of conservation and promotion of humanity, whether this organic or postorganic “humanity”. Finally, we make use of Nietzsche's concept of the overhuman to establish a confrontation with transhumanist thinking, whose objective is the creation of the post-human, a concept that the adherents of this doctrine compare to the nietzschean overhuman.
Keywords: Niilismo
Metafísica
Ciência
Transumanismo
Pós-humanismo
Nihilism
Metaphysics
Science
Transhumanism
Posthumanism
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Filosofia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14062
Issue Date: 24-Sep-2018
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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