Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rose Katharina de Oliveira e-
dc.date.accessioned2019-04-25T14:05:16Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-04-25T14:05:16Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14068-
dc.description.abstractThe present work has as central objective to analyze the factors that imply the evasion and permanence of students in the Education of young people and adults in School in the Municipality of Alagoa Grande/PB. The present work is based on bibliographical research and field research. The data were collected through a semi- structured questionnaire applied to twelve students, enrolled in a youth and adult education group of the night shift. Understanding the importance of the students' permanence in the EJA is to believe that this discussion is inserted in an even wider problem, which is related to school failure, needing to be understood in its essence and related to other dimensions of the school, to construct instruments of this reality. Educators who commit to Youth and Adult Education are aware of the need to seek mechanisms, methods and theories that encourage the target public not to leave the classroom, that is, the teacher is the stimulator, the mediator of their students. The EJA can be a solution to combat evasion and illiteracy, but the conditions of these establishments often do not exceed the expectations of our students who want to continue studying. Thus, this work focused on what leads these young people and adults to remain in the classroom and concluded that this modality of education needs curricular reforms and methodological articulation, so that these students have motivation to continue studying.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-25T14:05:16Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RKOS07022019.pdf: 390680 bytes, checksum: 24c35ed83b39c0debf30cfdec19732b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-25T14:05:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RKOS07022019.pdf: 390680 bytes, checksum: 24c35ed83b39c0debf30cfdec19732b2 (MD5) Previous issue date: 2018-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPermanência escolarpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.titleO que leva os jovens a permanecerem na Educação de Jovens e Adultos – EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, Marlene Helena de O.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo central analisar os fatores que implicam na evasão e permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos em Escola do Município de Alagoa Grande/PB. Está fundamentado na pesquisa bibliográfica e na pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário semiestruturado aplicado junto a doze alunos, matriculados em uma turma do primeiro e segundo ciclos da Educação de Jovens e Adultos do turno da noite. Ter a compreensão da importância da permanência dos alunos na EJA é acreditar que esta discussão está inserida em uma problemática ainda mais ampla, a qual se relaciona com o fracasso escolar, precisando esta ser compreendida em sua essência e relacionada a outras dimensões da escola, para construirmos instrumentos de reversão desta realidade. Por essa razão, os principais teóricos foram: Paulo Freire (1988, 2007), Álvaro V. Pinto (2003), Carmem Brunel (2004), Vanilda Pereira Paiva (1973), entre outros. A EJA pode ser uma solução para minimizar à evasão e ao analfabetismo, porém as condições destes estabelecimentos muitas vezes não superam as expectativas de nossos alunos que querem permanecer estudando. Diante disso, é possível concluir que esta modalidade de ensino necessita de reformas curriculares e articulação metodológica, para que estes alunos tenham motivação para continuar estudando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RKOS07022019.pdf381,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons