Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14071
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorElias, Emanoel Duarte-
dc.date.accessioned2019-04-25T14:42:42Z-
dc.date.available2019-01-16-
dc.date.available2019-04-25T14:42:42Z-
dc.date.issued2019-02-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14071-
dc.description.abstractThe aim of the present text is to understand to what extent the organization of the space represents an important curricular axis for the quality infantile education. This study is in the context of discussions on the organization of space as an important axis of the curriculum for the promotion of quality child education. The analysis, in this sense, is part of the debate on the forms of educational policy for children's education, as there is a gap in the discussions about the role of space in the curriculum and its relevance to the enhancement of the quality of teaching in this stage education. Thus, the argument developed by researchers such as Horn (2017), Craidy and Kaercher (2001), Sebastiani (2009) and Zabalza (2007) and other authors. For the development of this study, a combination of bibliographic and documentary research techniques was used, with documentary research elaborated in two documents: National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010) and National Curriculum Framework for Early Childhood Education (1998) ). This analysis allowed to know the conception of infantile education and of space presented in the curricular orientations for the Infantile Education and in the theoretical documents on the subject. The results obtained also allowed to characterize the types of space treated in the official and theoretical texts, including differentiating what would be space and environment; We also obtained as a result the perception that the investigated authors present a point of view and convergent arguments about the importance of the organization of the space for children's development and, consequently, for the achievement of the quality defended in the texts analyzed. Finally, the results still demonstrated the need to broaden the discussion, reflection and socialization of the information constructed by other and different scholars.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-25T14:42:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EDE16012019.pdf: 547088 bytes, checksum: 6a2a2dd33907a852343868e3742abe3e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-25T14:42:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EDE16012019.pdf: 547088 bytes, checksum: 6a2a2dd33907a852343868e3742abe3e (MD5) Previous issue date: 2019-02-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino infantilpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO espaço como eixo estruturante do currículo para a educação infantil de qualidadept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mandú, Thamyris Mariana Camarote-
dc.description.resumoO objetivo do presente texto é compreender em que medida a organização do espaço representa um eixo curricular importante para a educação infantil de qualidade. Este estudo situa-se no contexto das discussões sobre a organização do espaço como um eixo importante do currículo para a promoção de uma educação infantil de qualidade. A análise, nesse sentido, faz parte do debate sobre as formas de concretização da política educacional para a educação infantil à medida que se percebe uma lacuna nas discussões sobre o papel do espaço no currículo e sua relevância para a potencialização da qualidade de ensino nessa etapa da educação. Assim, o argumento desenvolvido por pesquisadores como Horn (2017), Craidy e Kaercher (2001), Sebastiani (2009) e Zabalza (2007) e demais autores. Para o desenvolvimento deste estudo utilizou-se a combinação de técnicas de pesquisa bibliográfica e documental com recorte qualitativo, sendo a pesquisa documental elaborada em dois documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Tal análise permitiu conhecer a concepção de educação infantil e de espaço apresentadas nas orientações curriculares para a Educação Infantil e nos documentos teóricos sobre o tema. Os resultados obtidos também permitiram caracterizar os tipos de espaço tratados nos textos oficiais e teóricos, inclusive diferenciando o que seria espaço e ambiente; Ainda se obteve como resultado a percepção de que os autores investigados apresentam ponto de vista e argumentos convergentes quanto à importância da organização do espaço para o desenvolvimento infantil e por consequência, para o atingimento da qualidade defendida nos textos analisados. Enfim, os resultados ainda demonstraram a necessidade de ampliar a discussão, reflexão e socialização das informações construída por outros e diferentes estudiosos do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDE16012019.pdf534,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons