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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14072
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Everson Vagner de Lucena-
dc.date.accessioned2019-04-25T14:58:42Z-
dc.date.available2019-02-15-
dc.date.available2019-04-25T14:58:42Z-
dc.date.issued2017-04-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14072-
dc.description.abstractThe school management presents a stereotype of accomplishment of purely administrative activities, nevertheless, it has a pedagogical character that promotes the significant learning in the educational scope. Meaningful learning involves the acquisition of new knowledge anchored in prior knowledge. Aiming at the importance of knowing David Ausubel's theory of meaningful learning, and relating it to the relevance of school management in schools, it is corroborated in a more participatory, beneficial and intense perspective for the educational environment. The aim of the study was to identify the thinking of school managers about meaningful learning. This is a descriptive study with a qualitative approach carried out at a kindergarten and fundamental education school in the city of Patos-PB. 7 professionals from the management team participated, among them 4 teachers. A semi-structured interview script was used and the data treatment was performed through the content analysis proposed by Bardin. From the empirical data it was possible to see approximations and distances that promoted reflections on the role of the school manager that transcends purely administrative activities for a pedagogical and transformative praxis. We identified the relevance of meaningful learning and recognition that the difficulties encountered do not paralyze its occurrence and, despite them, it is possible to re-significate teaching in a perspective of the applicability of this learning. It was observed that meaningful learning should impact the student's perception in and for society in search of a transformative education. Therefore, it is the responsibility of the school manager, together with the various actors, to ensure, in the educational and political project, in a dynamic and democratic way, the opportunity for meaningful learning in response to the current challenges of society and education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-25T14:58:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EVLS15022019.pdf: 473143 bytes, checksum: 7643692600d215f08cda173adb3bde09 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleAprendizagem significativa: o que pensa os gestores escolarespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Carlos da Silva-
dc.description.resumoA gestão escolar apresenta um estereótipo de realização de atividades meramente administrativas, no entanto, possui um caráter pedagógico que promove a aprendizagem significativa no âmbito educacional. A aprendizagem significativa compreende a aquisição de novos conhecimentos ancorados em conhecimentos prévios.Visando a importância de conhecer a teoria de David Ausubel sobre aprendizagem significativa e ainda, relacioná-la com a relevância que a gestão escolar exerce nas escolas, corrobora-se numa perspectiva mais participativa, benéfica e intensa para o ambiente educacional.O objetivo do estudo foi identificar o pensamento dos gestores escolares sobre aprendizagem significativa. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa realizada em uma escola de educação infantil e fundamental da rede municipal de ensino na cidade de Patos-PB. Participaram 7 profissionais da equipe gestora, dentre eles 4 professores. Utilizou-se um roteiro semiestruturado para entrevista e o tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). A partir dos dados empíricos pôde-se constatar aproximações e distanciamentos que promoveram reflexões acerca do papel do gestor escolar que transcende atividades meramente administrativas para uma práxis pedagógica e transformadora. Identificou-se a relevância da aprendizagem significativa e reconhecimento que as dificuldades encontradas não paralisam sua ocorrência e, apesar delas, é possível ressignificar a docência numa perspectiva de aplicabilidade desta aprendizagem. Observou-se que a aprendizagem significativa deve impactar a percepção do aluno na e para a sociedade em busca de uma educação transformadora.Portanto, cabe ao gestor escolar, juntamente com os diversos atores, inclusive garantir no projeto político pedagógico, de forma dinâmica e democrática, a oportunidade da ocorrência de aprendizagem significativa como resposta aos desafios atuais da sociedade e da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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