Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Tibério Marques-
dc.date.accessioned2019-04-25T15:25:53Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-04-25T15:25:53Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14075-
dc.description.abstractThe problem of school indiscipline comes each year becoming more intense and, consequently, generating internal and external conflicts to the school. Not only does indiscipline hinder the learning process, it also discourages many education professionals. Focused on this discussion, the main objective of this study was to make a bibliographical survey about school indiscipline, taking into account the role of the teacher. The research had a qualitative approach, with descriptive purposes, using bibliographic research. In the bibliographic research, the works of eight authors were selected, classified by their relevance and importance to the theme. After classifying the texts were read in their entirety, being observed the particularities of indiscipline in the classroom, in the view of the authors analyzed. The results show that the indiscipline is approached from different perspectives among some authors and can be considered as a result of factors external to the school, such as the negligence of the families or even caused by the behavioral profile of the teacher. It is concluded, therefore, that regardless of the causes, indiscipline is understood by most authors as a major obstacle in the educational process. It is hoped that this study may contribute to the construction of knowledge regarding the indiscipline in the classroom, as well as contribute in an informative way in the training or qualification of education professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-25T15:25:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TMP07022019.pdf: 452571 bytes, checksum: e5d7cc093a80ae41ffb8c362b024e6ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-25T15:25:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TMP07022019.pdf: 452571 bytes, checksum: e5d7cc093a80ae41ffb8c362b024e6ac (MD5) Previous issue date: 2018-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleConsiderações teóricas sobre a indisciplina escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Viviany Silva Araújo-
dc.description.resumoO problema da indisciplina escolar vem a cada ano se tornando mais intenso e, por consequência, gerando conflitos internos e externos à escola. A indisciplina não só prejudica o processo de aprendizagem, como também desmotiva muitos profissionais da educação. Focado nessa discussão, o presente estudo teve como objetivo principal fazer um levantamento bibliográfico acerca da indisciplina escolar, levando em consideração o papel do professor. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, com finalidade descritivas, utilizando de pesquisa bibliográfica. Na pesquisa bibliográfica, foram selecionadas os trabalhos de oito autores, classificados mediante sua relevância ao tema. Após classificados os textos, foram lidos em sua integra, sendo observadas as particularidades da indisciplina em sala de aula na visão dos autores analisados. Os resultados demonstram que a indisciplina é abordada sob perspectivas distintas entre alguns autores, podendo ser considerada resultado de fatores externos a escola, a exemplo da negligência das famílias ou até mesmo ocasionada pelo perfil comportamental do professor. Conclui-se, portanto, que independente das causas, a indisciplina é compreendida pela maioria dos autores como um grande entrave no processo educacional. Espera-se que este estudo possa contribuir na construção de saberes relativos a indisciplina em sala de aula, como também contribuir de maneira informativa na formação ou capacitação dos profissionais da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMP07022019.pdf441,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons