Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14081Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Dutra, Francisca de Cássia Matias | - |
| dc.date.accessioned | 2019-04-26T10:39:44Z | - |
| dc.date.available | 2019-04-26 | - |
| dc.date.available | 2019-04-26T10:39:44Z | - |
| dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14081 | - |
| dc.description.abstract | Our work aims to discuss the profile of the teacher and the understanding of the child in early childhood education, taking as a parameter the National Curriculum Framework for Early Childhood Education (RCNEI’s) and the National Curricular Common Base (BNCC). We discuss the historical conception of children and their childhood, the learning rights proposed by the BNCC and the importance of initial and continuous training to understand the profile of the teacher of early childhood education through the analysis of these official documents and theoretical studies in the area. Our results point to the recognition of the existence of different childhoods, understanding the child as a historical being and situated, in constant transformation, that must have its characteristics and development respected, being guaranteed the right to be and be in the world, enjoying the zeal and the responsibility of the family and early childhood education institutions, with a view to promoting their integral development as a member of a community and inserted in a culture. Our conclusions point out that the teacher must know characteristics of the development of the child, recognize the importance of caring and educating, playing and interactions with the other (child - adult), appropriating a theoretical and methodological framework that supports such actions, understanding the importance of continuing education that aims at a teaching practice that effectively meets the needs of the child and allows real conditions for the development of their multiple learning. Finally, we point out that the BNCC is provoking several questions by the educational entities, both for the undemocratic process of its formulation, and for the risk of negatively influencing the policy of initial teacher training. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-26T10:39:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FCMD26042019.pdf: 647748 bytes, checksum: 84265fc85286515fe752064aecc2d234 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-26T10:39:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FCMD26042019.pdf: 647748 bytes, checksum: 84265fc85286515fe752064aecc2d234 (MD5) Previous issue date: 2018-06-15 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Professor - formação | pt_BR |
| dc.subject | Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil (RCNEI’s) | pt_BR |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
| dc.title | A formação inicial do professor da educação infantil: perspectivas apontadas nos documentos oficiais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pontes, Ana Paula Furtado Soares | - |
| dc.description.resumo | Nosso trabalho tem por objetivo discutir o perfil do professor e o entendimento sobre a criança da Educação Infantil, tomando como parâmetro os Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil (RCNEI’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tecemos discussões sobre a concepção histórica de criança e sua infância, os direitos de aprendizagem propostos pela BNCC e a importância da formação inicial e continuada para compreensão do perfil do professor da Educação Infantil, mediante a análise desses documentos oficiais e os estudos teóricos na área. Nossos resultados apontam para o reconhecimento da existência de diferentes infâncias, compreendendo-se a criança como ser histórico e situado, em constante transformação, que deve ter suas características e desenvolvimento respeitados, sendo garantido o direito de ser e estar no mundo, usufruindo do zelo e da responsabilidade da família e das instituições de Educação Infantil, com vistas à promoção do seu desenvolvimento integral como membro de uma comunidade e inserido em uma cultura. Nossas conclusões apontam que o professor deve conhecer características do desenvolvimento da criança, reconhecer a importância do cuidar e educar, do brincar e das interações com o outro (criança – adulto), apropriando-se de referencial teórico-metodológico que fundamente tais ações, de forma consistente e balizada, entendendo a importância da formação continuada que vise a uma prática docente que atenda de forma efetiva às necessidades da criança e oportunize reais condições de desenvolvimento de suas múltiplas aprendizagens. Por fim, destacamos que a BNCC está provocando diversos questionamentos pelas entidades educacionais, quer pelo processo não democrático de sua formulação, quer pelo risco de influenciar negativamente na política de formação inicial dos professores. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FCMD26042019.pdf | 632,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
