Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14083
Tipo: TCC
Título: Indisciplina escolar no ensino fundamental
Autor(es): Fonseca, Débora Vilar
Primeiro Orientador: Anselmo, Roberto Derivado
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma investigação qualitativa sobre indisciplina escolar, na perspectiva de um grupo de professores do quarto ano do Ensino Fundamental, de uma escola da Rede Pública Municipal, situada no município de Taperoá, Estado do Paraíba. O objetivo do nosso estudo é analisar as causas e possíveis mediações acerca da indisciplina no ensino fundamental, visando contribuir para uma melhor prática dos professores no enfrentamento do problema. A metodologia da nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo, de caráter qualitativa, baseada no desenvolvimento de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, junto aos sujeitos objeto da pesquisa. Para tanto, foi aplicado um questionário com três professores das salas de quarto ano do Ensino fundamental. Entre os resultados obtidos, destacamos a perspectiva apresentada pelos professores acerca da importância do diálogo com os alunos e da investigação de sua realidade como um possível caminho para descobrir o motivo de sua indisciplina, e, com isso, aproximar-se do alunado, tentando ajudá-lo e proporcionar a atenção necessária para que ele possa sentir-se seguro no ambiente escolar. Os professores destacaram ainda, que não só o professor deve estar interessado na boa disciplina, mas a família e toda a escola, impondo limites à criança, para que o aluno possa absorver tudo que a educação tem a oferecer. Concluímos que a perspectiva dos professores acerca da indisciplina apresenta distinções, pois estes tendem a relacionar a indisciplina mais às suas causas do que aos possíveis métodos inadequados relacionados à fragilidade das práticas pedagógicas.
Abstract: This dissertation presents a qualitative investigation about school indiscipline, from the perspective of a group of teachers, fourth grade, Elementary School, a school of the Municipal Public Network, located in the municipality of Taperoá, State of Paraíba. The objective of our study is to analyze the causes and possible mediations about indiscipline in elementary education, aiming to contribute to a better practice of teachers in facing the problem. The methodology of our research is characterized as a field research, of qualitative character, based on the development of bibliographic research and data collection with the subjects object of the research. For that purpose, a questionnaire was applied with three teachers from fourth year of elementary school. Among the results obtained, we highlight the perspective presented by teachers about the importance of dialogue with the students and the investigation of their reality as a possible way to discover the reason for their indiscipline, and with that to approach the pupil, to try to help him and provide the necessary attention so that he can feel safe in the school environment. The teachers also stressed that not only should the teacher be interested in good discipline, but the family and the whole school, imposing limits on the child, so that the student can absorb everything that education has to offer. We conclude that the teachers' perspective on indiscipline presents distinctions, since they tend to relate indiscipline more to its causes than possible inadequate methods related to the fragility of pedagogical practices.
Palavras-chave: Indisciplina - escola
Prática pedagógica
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14083
Data do documento: 10-Dez-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVF07022019.pdf330,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons