Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Gilvanilson do Nascimento de-
dc.date.accessioned2019-04-29T10:50:11Z-
dc.date.available2019-03-25-
dc.date.available2019-04-29T10:50:11Z-
dc.date.issued2018-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14089-
dc.description.abstractThis monographic work aimed to identify the main difficulties of the students to carry out the operation of the division by the natural numbers in the view of the teacher. The general objective of the research was to identify the comprehension and the difficulties that the students of the 5th grade present about the accomplishment of the operation of the division by the natural numbers. And, as specific, check what the understanding about the difficulty of mathematical calculation by the student; analyze the problems identified in the calculation of the division by natural numbers, and verify which strategies or challenges are used by the student to account for the learning process of this mathematical operation. For that, the investigative approach was of the qualitative type, having as an instrument a questionnaire with open questions, for four teachers of Mathematics. Given the results, it is observed that the educators were emphatic in affirming that the students are aware of the difficulties that they present for the resolution of the division by the natural numbers. They can not use the main methods to effectively account for this calculation. But, on the other hand, they are scattered, have no interest in learning and some have learning problems. It was also verified that these difficulties have been dragging since the first years of schooling of the student, because they did not understand the basic notions for the accomplishment of this mathematical calculation. They can not relate the operation of the division to multiplication, which in the view of some teachers makes it even more difficult to solve this operation. Therefore, it is important to note that for the students to understand this calculation effectively, it is necessary for the teacher to work with problem situations, relating them to the students' daily routine, for, through new teaching methodologies and from practical situations, it becomes possible for them to present more interest and learn the content division with more effectiveness and social meaning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-29T10:50:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GNM25032019.pdf: 605342 bytes, checksum: 30aa1285616976463c98e22af7b542f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T10:50:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GNM25032019.pdf: 605342 bytes, checksum: 30aa1285616976463c98e22af7b542f3 (MD5) Previous issue date: 2018-06-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros naturais - divisãopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA operação da divisão: desvelando as dificuldades dos/as alunos/as para a realização desta operação com os números naturais na visão do/a professor/apt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cirino, Carlos da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico buscou identificar as principais dificuldades dos/as alunos/as para a realização da operação da divisão pelos números naturais na visão do docente. A pesquisa teve como objetivo geral, identificar a compreensão e as dificuldades que os alunos do 5o ano apresentam acerca da realização da operação da divisão pelos números naturais. E, como específicos, verificar qual a compreensão acerca da dificuldade do cálculo matemático pelo aluno; analisar os problemas identificados no cálculo da divisão pelos números naturais, e, verificar quais estratégias ou desafios são utilizados pelo estudante para dar conta do processo de aprendizagem desta operação matemática. Para tanto, a abordagem investigativa foi do tipo qualitativa, tendo como instrumento um questionário com questões abertas, para quatro professores de Matemática. Diante dos resultados, observa-se que os educadores foram enfáticos ao afirmarem que os estudantes são conscientes das dificuldades que apresentam para a resolução da divisão pelos números naturais. Não conseguem utilizar os principais métodos para dar conta desse cálculo com efetividade. Mas, por outro lado, são dispersos, não possuem interesse em aprender e alguns apresentam problemas de aprendizagem. Verificou- se ainda que estas dificuldades já vêm se arrastando desde os primeiros anos de escolaridade do educando, por não terem compreendidas as noções básicas para a realização deste cálculo matemático. Estes não conseguem relacionar a operação da divisão com a multiplicação, o que na visão de alguns professores, dificultam ainda mais a resolução desta operação. Portanto, destaca-se que para a compreensão deste cálculo pelos alunos com eficácia, faz-se necessário que o professor trabalhe com situações problemas, relacionando-as com o cotidiano dos estudantes, pois, por meio de novas metodologias de ensino e a partir de situações práticas, torna-se possível que apresentem mais interesse e aprendam o conteúdo divisão com mais efetividade e significado social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GNM25032019.pdf591,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons