Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14094
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAguiar, Josefa Simone de Farias-
dc.date.accessioned2019-04-29T12:05:06Z-
dc.date.available2019-03-25-
dc.date.available2019-04-29T12:05:06Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14094-
dc.description.abstractThis paper discusses children's literature as a pedagogical resource. The research aimed to analyze the conception of teachers about the work with the children's literature and the storytelling. For this, a field survey was carried out, using as a data collection instrument a questionnaire composed of open and closed questions. The subjects of the research were four teachers who work in early childhood education in the public network. The theoretical assumptions are based on the studies by Abramovich (1997); Villardi (1997); Bamberger (1999). The results indicate that teachers defend the storytelling, but they relate it to the teaching of programmatic content. The storytelling from the children's literature used by the teachers still has a limited performance, with little relation to the ludicity. about what the teachers read, their answers show that there is little involvement with reading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-29T12:05:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSFA25032019.pdf: 740532 bytes, checksum: 5c1a6cf68568c9a4302891ce1e7deea1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T12:05:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JSFA25032019.pdf: 740532 bytes, checksum: 5c1a6cf68568c9a4302891ce1e7deea1 (MD5) Previous issue date: 2018-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectProfessoras - educação infantilpt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectEducação infantil - leiturapt_BR
dc.titleLiteratura infantil: a contação de histórias como recurso pedagógicopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuíte de Sousa-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a literatura infantil como um recurso pedagógico. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção de professoras sobre o trabalho com a literatura infantil e a contação de histórias. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professores que atuam na Educação Infantil da rede pública. Os pressupostos teóricos têm por base os estudos de Abramovich (1997); Villardi (1997); Bamberger (1999). Os resultados indicam que os professores defendem a contação de histórias, mas o fazem relacionando-a ao ensino dos conteúdos programáticos. A contação de histórias a partir da literatura infantil utilizada pelas professoras ainda apresenta uma atuação limitada, com pouca relação com a ludicidade. Sobre o que lêem as professoras, suas respostas demonstram que há pouco envolvimento com a leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSFA25032019.pdf723,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons