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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14101
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrazeres, Márcio Vicente-
dc.date.accessioned2019-04-29T14:01:32Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-04-29T14:01:32Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14101-
dc.description.abstractThe present work deals with the theme of challenges and confrontation of teachers of literacy cycle, which participate of National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC), to literacy. Thereby, we have the goal to analyze the stories of three teachers of this level of schooling. For this, we took as the base of these research the studies on lettering and literacy in Soares (2004), Kleiman (2005; 2006; 2008), Rojo (2008), Tasca (2010), Tasca and Guedes-Pinto (2013), Santos and Albuquerque (2006), Costa Val (2006), Silva (2014), among others; and in the PNAIC, we based on notes of presentations in PNAIC (2012). The methodology use the application of a questionnaire to teachers with questions that intent to unveil which are the challenges to literate with literacy skills, and which strategies used by them to reach this objective. The analyses of the teacher‟s stories showed that programs of capacitation are extremely important for enhancement of pedagogical practices against the new challenges faced on classroom. Related to challenges, it was evidenced as main, among many, the low level of literacy of students that are part of literacy program. The analyses revealed that teachers used an individualized teaching focusing on necessities of students as one of the strategies. Lastly, the results showed also, that the teachers demonstrated a total commitment and valorization of the perspective of literacy skills.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-29T14:01:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVP07022019.pdf: 1568091 bytes, checksum: 2f09e2d8740df1d60c3f860ebf84ad50 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleOs desafios e enfrentamentos de alfabetizar letrando e as contribuições da formação continuada: relatos de professoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1França, Marlene Helena de Oliveira-
dc.description.resumoO presente trabalho trata sobre o tema dos desafios e enfrentamentos de professoras do ciclo de alfabetização, que participam do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), para alfabetizar letrando. Com isso, temos o objetivo de analisar os relatos de três professoras atuantes nesse nível de escolarização. Para isso, tomamos como base dessa pesquisa os estudos sobre letramento e alfabetização em Soares (2004), Kleiman (2005; 2006; 2008), Rojo (2008), Tasca (2010), Tasca e Guedes-Pinto (2013), Santos e Albuquerque (2006), Costa Val (2006), Silva (2014), dentre outros; e sobre o PNAIC, tomamos como base o Caderno de Apresentação do PNAIC (2012). A metodologia foi embasada na aplicação de um questionário às professoras com perguntas que buscaram desvelar quais são os desafios para alfabetizar letrando, e quais as estratégias utilizadas por elas para alcançar esse objetivo. A análise dos relatos das professoras mostrou que os programas de capacitação são de extrema importância para o aprimoramento da prática pedagógica, frente aos novos desafios que se apresentam na sala de aula. E com relação aos desafios, foi evidenciado como principal, dentre muitos, o baixo nível de letramento dos alunos que adentram ao ciclo de alfabetização. A análise revelou que as professoras afirmam utilizar um ensino individualizado voltado para as necessidades dos alunos, como uma das estratégias. Por fim, os resultados do estudo mostraram também, que as professoras demonstram em seus relatos um total comprometimento e valoração da perspectiva de alfabetizar letrando.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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