Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14104
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Cláudio Dias Barbosa-
dc.date.accessioned2019-04-30T11:05:47Z-
dc.date.available2019-03-25-
dc.date.available2019-04-30T11:05:47Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14104-
dc.description.abstractThe present research proposed to investigate the vision of twelve teachers on Inclusive Education in nine schools of the municipal network of São José de Piranhas-PB. The research objective was to analyze the conception of teachers about inclusion, verifying the strategies used to work with students in inclusion situation, identifying the difficulties faced to manage the classroom in the perspective of inclusive education. The starting point was the hypothesis that teachers of the municipal network of São José de Piranhas did not receive the necessary conditions to work with inclusion. The present research is qualitative and the data collection was carried out through a questionnaire applied to the teachers who work in the schools and who had experience with included students. The research was based on the studies of Mantoan (2003), Carvalho (2004), Freitas (2006), Silva (2006), Oliveira (2009), Rozek (2012) and Silva Neto et al. (2018). The results showed that teachers of the municipal network understand the importance of including students in regular education, but they reveal some difficulties that need to be overcome, among them: absence of training courses on inclusion, lack of didactic-pedagogical material and inadequate structures schools'.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-30T11:05:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CDBG25032019.pdf: 1063653 bytes, checksum: 6b064f0cc509da44c6fc9d3ca356d6c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T11:05:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CDBG25032019.pdf: 1063653 bytes, checksum: 6b064f0cc509da44c6fc9d3ca356d6c5 (MD5) Previous issue date: 2018-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - formaçãopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleEducação inclusiva: uma análise dos desafios Enfrentados pelos professores da rede municipal de São José de Piranhas - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoA presente pesquisa propôs-se a investigar a visão de doze professores sobre a Educação Inclusiva em nove escolas da rede municipal de São José de Piranhas- PB. O objetivo da pesquisa foi analisar a concepção dos professores sobre a inclusão, verificando as estratégias utilizadas para o trabalho com alunos em situação de inclusão, identificando as dificuldades enfrentadas para gerenciar a sala de aula na perspectiva da educação inclusiva. O ponto de partida foi a hipótese de que professores da rede municipal de São José de Piranhas não receberam as devidas condições para o trabalho com a inclusão. A presente pesquisa é de cunho qualitativo e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário aplicado junto aos professores que atuam nas escolas e que possuíam experiência com alunos inclusos. A pesquisa foi fundamentada com base nos estudos de Mantoan (2003), Carvalho (2004), Freitas (2006), Silva (2006), Oliveira (2009), Rozek (2012) e Silva Neto et al (2018). Os resultados apontaram que os professores da rede municipal entendem a importância da inclusão de alunos no ensino regular, mas revelam algumas dificuldades que precisam ser superadas, entre estas: ausência de cursos de formação sobre inclusão, falta de material didático-pedagógico e inadequação das estruturas físicas das escolas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CDBG25032019.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons