Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14105
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Cleonice Otaviano da Costa-
dc.date.accessioned2019-04-30T11:14:49Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-04-30T11:14:49Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14105-
dc.description.abstractThis work has as its theme the teaching of mathematics in the Early Years of Elementary School. A research had as objective to analyze the teaching of the teachers on the teaching of mathematics. The authors who base this research are Mundi; Oliveira (2013), Duhalde; Cuberes (1998), Bessa (2007), Brougère (2010). The methodology is a field research and the results of the research are teachers of Elementary School Initiatives. A questionnaire with open questions was constructed as a data collection instrument. The data revealed that the alternatives are not very effective for traditional teaching, there is an exposition that the lectures are not necessary for direct access to learning. Play activities take up little space and schools do not expand methodologically and structurally. In order for it to be completed, teaching is better than the earliest years of elementary school.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-30T11:14:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) COCS07022019.pdf: 1093543 bytes, checksum: 8fd63d541244def6c63acdfba575d5ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T11:14:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) COCS07022019.pdf: 1093543 bytes, checksum: 8fd63d541244def6c63acdfba575d5ac (MD5) Previous issue date: 2018-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectProfessor - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de matemática nos anos iniciais de uma escola estadual de Santa Rita – PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema o ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção das professoras sobre o ensino de matemática. Os autores que fundamentam essa pesquisa são Mundi; Oliveira (2013), Duhalde; Cuberes (1998), Bessa (2007), Brougère (2010). A metodologia constou de uma pesquisa de campo e os sujeitos da pesquisa são professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário, com questões abertas. Os dados analisados revelaram que embora sejam empregadas metodologias inerentes do ensino tradicional, há a compreensão de que aulas expositivas não são suficientes para estabelecer uma relação direta com a aprendizagem significativa. As atividades lúdicas ocupam pouco espaço e as escolas não oferecem suporte metodológico e estrutural. Conclui-se que há um longo caminho a ser trilhado para que o ensino da matemática seja mais efetivo nos primeiros anos do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COCS07022019.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons