Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGarcês, David Sousa-
dc.date.accessioned2019-04-30T11:22:49Z-
dc.date.available2019-02-07-
dc.date.available2019-04-30T11:22:49Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14106-
dc.description.abstractThe theme of the present research was to analyze how teachers who teach in the 1st year of elementary school I of public schools in the interior of Paraíba conceive and develop the proposal of children's literature on Afrodescendant themes in their educational praxis. It is an exploratory research that had the purpose of investigating the activities that are being developed by the teachers, where they had the concern about how they manage the issues of cultural diversity and their conflicts, as well as the effectiveness of Law 10.639 / 03 in the context school in the pursuit of social integration. In the mentioned work it was necessary to use authors' studies, such as: Barreiros (2010), Cirne (2007), Munanga (2005) and Gomes (2003) to propose a more equitable discussion on the subject in question. A qualitative approach was adopted in order to carry out an analysis of the values and social representations that permeate the network of social relations that these teachers are part of. Therefore, to carry out this work, it was necessary to apply a socioeconomic questionnaire, as well as to conduct semi-structured interviews in order to investigate intriguing looks that teachers may have within the school context regarding the discussions on African themes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-04-30T11:22:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSG07022019.pdf: 735692 bytes, checksum: 699096a0db540649f1705cb8cefa488e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-30T11:22:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSG07022019.pdf: 735692 bytes, checksum: 699096a0db540649f1705cb8cefa488e (MD5) Previous issue date: 2018-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfrodescendentept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleLiteratura infantil afrodescendente: concepções de professoras do ensino fundamental I de escolas públicas no interior paraibanopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoO tema da presente pesquisa foi analisar como professoras que lecionam no 1o ano do ensino fundamental I de escolas públicas do interior paraibano concebem e desenvolvem a proposta da literatura infantil de temática afrodescendente em suas práxis educacionais. Trata-se de pesquisa exploratória que teve a finalidade de investigar acerca das atividades que estão sendo desenvolvidas pelas docentes, onde se teve a preocupação sobre como gerenciam as questões da diversidade cultural e seus conflitos, bem como a efetivação da Lei 10.639/03 no contexto escolar na busca de uma integração social. No referido trabalho se fez necessário à utilização de estudos de autores, tais como: Barreiros (2010), Cirne (2007), Munanga (2005) e Gomes (2003) para se propor uma discussão mais equânime sobre a temática em questão. Foi adotada uma abordagem qualitativa com o intuito de realizar uma análise sobre os valores e representações sociais que permeiam a rede de relações sociais as quais essas professoras fazem parte. Portanto, para a realização desse trabalho foram necessários a aplicação de um questionário socioeconômico, assim como da realização de entrevistas semiestruturadas na busca de se verificar olhares intrigantes que as docentes possam possuir dentro do contexto escolar no tocante as discussões sobre às temáticas afros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSG07022019.pdf718,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons