Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Carla Cristina Nunes-
dc.date.accessioned2019-05-02T11:38:57Z-
dc.date.available2018-11-17-
dc.date.available2019-05-02T11:38:57Z-
dc.date.issued2018-11-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14115-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the importance of images in Children's Literature Books as a pedagogical function, based on the analysis of how these images are worked by the teachers in the classroom. For this study, in addition to conducting a bibliographical research, there was also the execution of a field research, with a qualitative approach, having as an instrument for data collection a questionnaire applied with the teachers who teach in Early Childhood Education in two municipal schools of city of Cabedelo- PB. Through the research, it can be verified that there are deficits related to the pedagogical work with the images of the Children's Literature books carried out by the teachers. However, in order to understand the images present in these books, readers must be able to read images. To achieve this, the teacher must first be formed visually and be able to understand that images are a type of language and that they maintain different types of relationships with written text. In this way children during the period of Early Childhood Education need to be visually literate in order to understand visual codes and their assignments effectively.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-02T11:38:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCNA17112018.pdf: 1008884 bytes, checksum: 066ea8dc2be649630695ed14df3aa5a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-02T11:38:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CCNA17112018.pdf: 1008884 bytes, checksum: 066ea8dc2be649630695ed14df3aa5a3 (MD5) Previous issue date: 2018-11-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeitura - imagempt_BR
dc.subjectLivros - imagenspt_BR
dc.titleUma leitura sobre a função pedagógica das imagens nos livros de literatura infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Maria Lúcia da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir a importância das imagens nos Livros de Literatura Infantil como uma função pedagógica, a partir da analise de como essas imagens são trabalhadas pelos docentes em sala de aula. Para esse estudo, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, houve também a execução de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados um questionário aplicado com os professores que lecionam na Educação Infantil em duas escolas municipais da cidade de Cabedelo- PB. Por meio da pesquisa, pode-se constatar que existem déficit relacionadas ao trabalho pedagógico com as imagens dos livros de Literatura Infantil realizado pelos professores. Com tudo, para se compreender as imagens presentes nesses livros é preciso que se formem leitores capazes de ler imagens. Para conseguir isto, o professor antes de tudo, deve estar formado visualmente e ser capaz de compreender que as imagens são um tipo de linguagem e que elas mantêm diferentes tipos de relações com o texto escrito. Desta forma as crianças durante o período da Educação Infantil precisam ser alfabetizadas visualmente para compreender os códigos visuais e suas atribuições com eficácia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCNA17112018.pdf985,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons