Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14116Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fernandes, Juliana Medeiros | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-02T11:47:26Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-26 | - |
| dc.date.available | 2019-05-02T11:47:26Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14116 | - |
| dc.description.abstract | This research approaches the importance of collaborative work in school. The objective of the study is to analyze the teachers' perception about the collaborative work between the regular teacher and the specialized educational assistance teacher. From the methodological point of view, this is a qualitative research, in which a semi-structured interview was conducted in order to understand the teachers' perception in a more in-depth way. Thus, two teachers of the regular education and two teachers of the specialized educational assistance took part of the research. The interviews were conducted in single and individual sessions and were recorded using the audio recorder of a mobile phone. After the interviews, they were transcribed and analyzed from established analysis categories. From this study it is seen how much it is necessary that the professionals work of more collaborative form in order to favor the learning of people with disabilities and to promote the inclusion. The analysis of the data revealed beyond the lack of specific training that teachers are not aware of their responsibilities and are resistant to the idea that the responsibility of success or failure of the students with disabilities is of all the professionals of the school. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-02T11:47:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMF26112018.pdf: 539102 bytes, checksum: 0dc3a203b7eebca461bfef2d86011c37 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-02T11:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JMF26112018.pdf: 539102 bytes, checksum: 0dc3a203b7eebca461bfef2d86011c37 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
| dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.title | Trabalho colaborativo entre o professor do atendimento educacional especializado e o professor do ensino regular | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Massaro, Munique | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a importância do trabalho colaborativo na escola. O objetivo do estudo é analisar a percepção de professores acerca do trabalho colaborativo entre o professor da sala comum e professor do Atendimento Educacional Especializado. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foi realizada uma entrevista semiestruturada, a fim de compreender a percepção dos professores de forma mais aprofundada. Assim, participaram da pesquisa dois professores do ensino regular e dois professores do Atendimento Educacional especializado. As entrevistas foram realizadas em sessões únicas e individuais e foram gravadas usando o gravador de áudio de um celular. Após as entrevistas, elas foram transcritas e analisadas a partir de temas de análise estabelecidas. A partir deste estudo percebe-se quanto é necessário que os profissionais trabalhem de forma mais colaborativa a fim de favorecer a aprendizagem de pessoas público- alvo da Educação Especial e promover a inclusão. A análise dos dados revelou além da falta de formação específica, que os professores não têm conhecimento de suas responsabilidades e mostram-se resistentes a ideia de que a responsabilidade do sucesso ou fracasso dos alunos público-alvo da Educação Especial é de todos os profissionais da escola. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JMF26112018.pdf | 526,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
