Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14125
Tipo: TCC
Título: Conflitos no contexto escolar: estratégias de monitoramento em busca de uma cultura de paz
Autor(es): Silva, Maria José da
Primeiro Orientador: Anselmo , Roberto Derivaldo
Resumo: O conflito pode ser definido como uma situação na qual duas ou mais partes estão em divergência, isto é, contrários em interesse, valores e/ou pensamentos. Ele pode ser visto na sociedade como fruto da ausência de referências sociais positivas, e suas implicações no contexto escolar pode ser reflexo de causas sociais. Todavia, sabemos que a escola é um ambiente diverso e multicultural porque tende a ampliar situações conflituosas entre os diversos grupos que compõem a escola. Por outro lado, aprender a conviver e a lidar com os conflitos neste contexto pode auxiliar na formação de cidadania voltada a uma cultura de paz. Sendo assim, este estudo visa analisar os conflitos mais frequentes no ambiente escolar com a finalidade de auxiliar em práticas de mediação de conflito. A pesquisa é do tipo documental, de campo, quali/quantitativa, na qual os participantes foram professores, alunos e funcionários de uma escola pública do município de Bayeux. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental e observação participativa. As ocorrências foram agrupadas em agressão física, patrimonial e psicológica/verbal. Verificou-se que o índice de conflitos é maior no 6o ano, o que pode indicar que a transição do ensino fundamental 1 e 2, e as culturas oriundas de outras escolas. As ocorrências foram decrescentes do 6° ao 9°, ao ponto deste último não apresentar registro. Essa pesquisa despertou a busca por necessidade de formação em serviço para gestores, professores e técnicos da instituição, bem como, ações integradas que favorecem a comunidade, para que os professores possam lidar com os conflitos a fim de fomentar uma cultura de paz e da não violência.
Abstract: Conflict can be defined as a situation in which two or more parties are in disagreement, that is, contrary to interests, values and/or thoughts. It can be seen in society as a result of the absence of positive social references, and their implications in the school context can be a reflection of social causes. However, we know that school is a diverse and multicultural environment which tends to enlarge conflicting situations between the various groups that make up the school. On the other hand, learning to live together and deal with conflicts in this context may help in the formation of citizenship toward a culture of peace. Thus, this study aims to analyze the conflicts in the school environment with the purpose of helping in the practice of conflict mediation. The research is documented in field - qualitative/quantitative analysis, in which the participants were teachers, students and employees of a public school of Bayeux City in Paraiba state. The instruments used to collect informations were analysis and participatory observation. The occurrences were grouped into physical, patrimonial and psychological/verbal aggression . It was found that the rate of conflicts is greater in the 6th year, which may indicate that transition from primary 1 and 2, and the cultures originated from other schools. The occurrences were decreasing from 6th to 9th, to the point of the latter does not show any record. This research sparked the need to seek services training for managers, teachers and technicians of the institution, as well as integrated actions that benefit the community, so that teachers can deal with conflicts in order to stimulate a culture of peace and non-violence.
Palavras-chave: Mediação de conflito
Cotidiano escolar
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14125
Data do documento: 20-Jun-2018
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJS20112018.pdf618,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons