Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14129
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBezerra, Laenne Sarinho-
dc.date.accessioned2019-05-02T15:06:40Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2019-05-02T15:06:40Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14129-
dc.description.abstractThis research discusses the importance of the supporting student, within the Supporter Student Program, developed at the Federal University of Paraíba, as a policy to assist students with disabilities and with special educational needs. It starts with a bibliographical review with the purpose of situating the evolution of the policies of recognition and guarantee of the rights of the people with disabilities and with special educational needs, in order to, following, present the results of the qualitative field research, which sought to describe the performance of the supporting students with the students with disabilities and with special educational needs, in order to ensure their permanence in the university. It concludes arguing about the importance and necessity of the program, recognizing its advances, but highlighting the existence of gaps and difficulties that affect the effective reach of its objectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-02T15:06:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSB22112018.pdf: 476023 bytes, checksum: b4a3a5809c016d3a58784ca4aa9660b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-02T15:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSB22112018.pdf: 476023 bytes, checksum: b4a3a5809c016d3a58784ca4aa9660b3 (MD5) Previous issue date: 2018-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAluno - deficiência físicapt_BR
dc.subjectAluno apoiadorpt_BR
dc.titleOs desafios dos alunos com deficiência físico-motora na UFPB: a atuação do aluno apoiador no processo de inclusãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonsêca, Fabio do Nascimento-
dc.description.resumoEste trabalho discute a importância da atuação do aluno apoiador, dentro do Programa Aluno Apoiador, desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, como política de assistência aos alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais. Parte, inicialmente, de uma revisão bibliográfica, com o propósito de situar a evolução das políticas de reconhecimento e garantia do direito das pessoas deficiência e com necessidades educativas especiais, para, na sequência, apresentar os resultados da pesquisa de campo, de caráter qualitativo, que buscou descrever a atuação do aluno apoiado junto aos alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais, no sentido de assegurar a permanência com qualidade dos mesmos na universidade. Conclui-se pela importância e pela necessidade do programa, reconhecendo seus avanços, mas destacando a existência de lacunas e dificuldades que afetam o alcance efetivo de seus objetivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LSB22112018.pdf464,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons