Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14129Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Bezerra, Laenne Sarinho | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-02T15:06:40Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-22 | - |
| dc.date.available | 2019-05-02T15:06:40Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14129 | - |
| dc.description.abstract | This research discusses the importance of the supporting student, within the Supporter Student Program, developed at the Federal University of Paraíba, as a policy to assist students with disabilities and with special educational needs. It starts with a bibliographical review with the purpose of situating the evolution of the policies of recognition and guarantee of the rights of the people with disabilities and with special educational needs, in order to, following, present the results of the qualitative field research, which sought to describe the performance of the supporting students with the students with disabilities and with special educational needs, in order to ensure their permanence in the university. It concludes arguing about the importance and necessity of the program, recognizing its advances, but highlighting the existence of gaps and difficulties that affect the effective reach of its objectives. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-02T15:06:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSB22112018.pdf: 476023 bytes, checksum: b4a3a5809c016d3a58784ca4aa9660b3 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-02T15:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LSB22112018.pdf: 476023 bytes, checksum: b4a3a5809c016d3a58784ca4aa9660b3 (MD5) Previous issue date: 2018-11-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Aluno - deficiência física | pt_BR |
| dc.subject | Aluno apoiador | pt_BR |
| dc.title | Os desafios dos alunos com deficiência físico-motora na UFPB: a atuação do aluno apoiador no processo de inclusão | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Fonsêca, Fabio do Nascimento | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho discute a importância da atuação do aluno apoiador, dentro do Programa Aluno Apoiador, desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, como política de assistência aos alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais. Parte, inicialmente, de uma revisão bibliográfica, com o propósito de situar a evolução das políticas de reconhecimento e garantia do direito das pessoas deficiência e com necessidades educativas especiais, para, na sequência, apresentar os resultados da pesquisa de campo, de caráter qualitativo, que buscou descrever a atuação do aluno apoiado junto aos alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais, no sentido de assegurar a permanência com qualidade dos mesmos na universidade. Conclui-se pela importância e pela necessidade do programa, reconhecendo seus avanços, mas destacando a existência de lacunas e dificuldades que afetam o alcance efetivo de seus objetivos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LSB22112018.pdf | 464,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
