Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1412| Tipo: | TCC |
| Título: | A importância da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental: uma experiência com projetos de leitura |
| Autor(es): | Ferreira, Claudice Lopes Paiva, Thiago Jonas |
| Primeiro Orientador: | Silveira, Maria Claurênia de Abreu A. |
| Resumo: | Este trabalho teve como objetivo demonstrar para as crianças a importância do hábito da leitura para ampliação do conhecimento, da criatividade para formação de um indivíduo crítico e participativo socialmente. Para o desenvolvimento do trabalho foi essencial a aplicação de dois projetos de leituras que tiveram duração junto às aulas no calendário letivo, mas optou-se por realizar as atividades nas sextas-feiras.Em uma turma com 35 crianças na faixa etária de 7 (sete) anos, sendo duas com deficiência tudo ocorreu conforme o objetivo. A coordenação da Instituição junto da equipe solicita aos pais, livros de literatura infantil para complementar os já existentes na biblioteca da escola, com isso espera-se que durante as atividades educacionais todas as obras sejam lidas. Uma prática muito significativa considerando o desenvolvimento de projetos que facilitem a aprendizagem da criança. O resultado foi satisfatório, pois ao final do ano constatamos que apenas duas crianças não realizam atividades de leitura satisfatória. Cada projeto de leitura teve duração de um semestre, ao final constatamos que as atividades propostas foram realizadas com êxito por todas as crianças com colaboração das famílias, consideramos nossa experiência valiosa para ambos, pois obteve umresultado significativo, com relação as que não conseguiram ler, estas necessitam de cuidados que vão além do ambiente educacional sendo fundamental, que o trabalho para desenvolver tal capacidade necessite da participação de outros especialistas, além dos já existentes professores e facilitador. |
| Abstract: | This study aimed to demonstrate to children the importance of reading habit to expand the knowledge and creativity to form a critical and participatory individual acting in society. To develop the work was essential to apply two readings projects that lasted close to classes in the school calendar, but it was decided realize the activities on Fridays.In a class with 35 children between the ages of seven (7) years, two with deficiencies, all occurred as the goal. The coordination of the institution, with the team, calls on parents some children's literature books to complement the existent in the school library,therefore it is expected that during educational activities all books could be read. A very significant practical, considering the development of projects that facilitate child's learning. The result was satisfactory; in the end of the year we found that only two children do not perform satisfactorily on reading activities.Each reading project lasted one semester, at the end we find that the proposed activities were carried out successfully for all children with collaboration of families,we consider our valuable experience for both since achieved significant results, regarding those who could not read, these require care beyond the educational environment and is fundamental, that the work to develop such capacity requires the participation of other experts, in addition to existing teachers and facilitator. |
| Palavras-chave: | Leitura Educação infantil Desenvolvimento infantil - leitura |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1412 |
| Data do documento: | 11-Out-2016 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CLF11102016.pdf | 996,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
