Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14138Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Ana Paula Alves da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-03T10:32:23Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-28 | - |
| dc.date.available | 2019-05-03T10:32:23Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14138 | - |
| dc.description.abstract | The present work has developed a study on the importance of playing and ludicity in early childhood education and its general objective is to analyze the contributions that play the ludic can provide for the teaching and learning of children in infancy Education.Throughout this monograph, we sought to reflect on the contributions and importance of playfulness, games,classroom games as educational knowledge, seeking to show the influence that this methodology brings on the cognitive and social development of children. The research was carried out at the Reference Center for Early Childhood Education (CREI), Maria do Socorro Rodrigues, located in the neighborhood of Colinas do Sul II, in the city of João Pessoa-PB, where the questionnaires were applied with eight educatiors who were willing to respond. The main authors used for the conclusion of this monographic work were Cunha (1984, 1998, 2002); Kishimoto (1996, 1998, 2000, 2001, 2009); Marcelo (2004); Ronca (1989); Vygotsky (1979), among others.It is concluded that play in earty childhood education, although used by teachers as a facilitating strategy in the teaching- learning process of children, still requires a greater attention on the part of educators of children’s education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T10:32:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APAS28112018.pdf: 1323269 bytes, checksum: c922da9af95a9aa9a01ef960e1f2345d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-03T10:32:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APAS28112018.pdf: 1323269 bytes, checksum: c922da9af95a9aa9a01ef960e1f2345d (MD5) Previous issue date: 2018-11-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.title | A importância do brincar e a ludicidade na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | França, Marlene Helena de Oliveira | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolveu um estudo sobre A importância do brincar e a ludicidade na Educação Infantil e tem como objetivo geral analisar as contribuições que o brincar e o lúdico podem, proporcionar para o ensino e aprendizagem das crianças da educação infantil. Descreve como a utilização da ação do brincar, dos jogos, do lúdico, do teatro de fantoches e até mesmo nas mídias digitais, influenciam no ensino e aprendizado das crianças da educação infantil e como os educadores estabelecem e conduzem tal metodologia com as crianças da educação infantil. Ao longo desta monografia, procurou-se refletir sobre as contribuições e a importância da ludicidade, das brincadeiras, dos jogos em sala de aula como conhecimento educacional, buscando mostrar a influência que essa metodologia traz no desenvolvimento cognitivo e social das crianças, na educação infantil. A pesquisa foi realizada no Centro de Referência em Educação Infantil (CREI), Maria do Socorro Rodrigues, localizado no bairro do Colinas do Sul II, na cidade de João Pessoa-PB, onde foram aplicados os questionários com oito educadoras que se dispuseram a responder. Os principais autores utilizados para a conclusão deste trabalho monográfico foram Cunha (1984, 1998, 2002); Kishimoto (1996, 1998, 2000, 2001, 2009); Marcelo (2004); Ronca (1989); Vygotsky (1979), entres outros. Conclui-se que as brincadeiras na educação infantil, embora sejam utilizadas pelos professores como uma estratégia facilitadora no processo de ensino-aprendizagem das crianças, ainda carece de uma maior atenção por parte dos educadores da educação infantil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| APAS28112018.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
