Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Fragoso, Adeline Rufino | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-03T10:47:26Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-20 | - |
| dc.date.available | 2019-05-03T10:47:26Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T10:47:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARF20112018.pdf: 850357 bytes, checksum: 2f26bf7a006abdf58035eb4120ad1522 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-03T10:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARF20112018.pdf: 850357 bytes, checksum: 2f26bf7a006abdf58035eb4120ad1522 (MD5) Previous issue date: 2018-10-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| dc.subject | Práticas de ensino | pt_BR |
| dc.subject | Produção de texto escrito | pt_BR |
| dc.subject | Professor | pt_BR |
| dc.title | A prática de ensino de produção de texto escrito na visão dos discentes do Curso de Pedagogia da UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar o que o componente curricular Ensino de Português tem contemplado sobre práticas de ensino de produção de texto escrito a partir da visão dos alunos do curso de Pedagogia da UFPB. Para a realização da pesquisa aplicamos um questionário com os discentes ingressantes e concluintes do curso com a intenção de identificar: i) o motivo pelo qual os discentes optaram pelo curso de Pedagogia; ii) se os alunos do curso de Pedagogia consideram importante o ensino de produção de texto escrito nas séries iniciais do Ensino Fundamental; iii) se o componente curricular Ensino de Português está contemplando metodologias de como ensinar produção de texto nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se basea na perspectiva sociointeracionista de produção de texto, fundamentada nos autores: Antunes (2003), Leal e Melo (2006), Silva e Melo (2006), Leal e Brandão (2006), Leal e Albuquerque (2005) e Ferreira (2017). O procedimento metodológico nessa pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Para a realização da análise com base nos dados coletados organizamos os seguintes pontos a serem analisados: o que motivou o discente a escolher o curso de Pedagogia; expectativas X realidade sobre o componente curricular Ensino de Português; importância dada pelos discentes sobre aprender a produzir texto escrito; e por último, expectativas X realidade do desenvolvimento de metodologias de como ensinar produção de texto escrito para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir das análises realizadas, visualizamos, dentre outros, que o componente curricular Ensino de Português deixa algumas lacunas, principalmente quanto a preparar o futuro professor para ensinar seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a serem produtores de texto. Desta feita, ao longo de nossa pesquisa, levantamos algumas indagações com o intuito de provocar nosso leitor quanto ao que se ensina e o que se aprende na disciplina de Ensino de Português do curso de Pedagogia na UFPB. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ARF20112018.pdf | 830,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
