Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFragoso, Adeline Rufino-
dc.date.accessioned2019-05-03T10:47:26Z-
dc.date.available2018-11-20-
dc.date.available2019-05-03T10:47:26Z-
dc.date.issued2018-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14139-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T10:47:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARF20112018.pdf: 850357 bytes, checksum: 2f26bf7a006abdf58035eb4120ad1522 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T10:47:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ARF20112018.pdf: 850357 bytes, checksum: 2f26bf7a006abdf58035eb4120ad1522 (MD5) Previous issue date: 2018-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
dc.subjectProdução de texto escritopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA prática de ensino de produção de texto escrito na visão dos discentes do Curso de Pedagogia da UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar o que o componente curricular Ensino de Português tem contemplado sobre práticas de ensino de produção de texto escrito a partir da visão dos alunos do curso de Pedagogia da UFPB. Para a realização da pesquisa aplicamos um questionário com os discentes ingressantes e concluintes do curso com a intenção de identificar: i) o motivo pelo qual os discentes optaram pelo curso de Pedagogia; ii) se os alunos do curso de Pedagogia consideram importante o ensino de produção de texto escrito nas séries iniciais do Ensino Fundamental; iii) se o componente curricular Ensino de Português está contemplando metodologias de como ensinar produção de texto nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa se basea na perspectiva sociointeracionista de produção de texto, fundamentada nos autores: Antunes (2003), Leal e Melo (2006), Silva e Melo (2006), Leal e Brandão (2006), Leal e Albuquerque (2005) e Ferreira (2017). O procedimento metodológico nessa pesquisa é de caráter exploratório com abordagem qualitativa. Para a realização da análise com base nos dados coletados organizamos os seguintes pontos a serem analisados: o que motivou o discente a escolher o curso de Pedagogia; expectativas X realidade sobre o componente curricular Ensino de Português; importância dada pelos discentes sobre aprender a produzir texto escrito; e por último, expectativas X realidade do desenvolvimento de metodologias de como ensinar produção de texto escrito para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A partir das análises realizadas, visualizamos, dentre outros, que o componente curricular Ensino de Português deixa algumas lacunas, principalmente quanto a preparar o futuro professor para ensinar seus alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental a serem produtores de texto. Desta feita, ao longo de nossa pesquisa, levantamos algumas indagações com o intuito de provocar nosso leitor quanto ao que se ensina e o que se aprende na disciplina de Ensino de Português do curso de Pedagogia na UFPB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARF20112018.pdf830,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons