Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14141
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Leonardo Félix da-
dc.date.accessioned2019-05-03T11:03:44Z-
dc.date.available2018-11-22-
dc.date.available2019-05-03T11:03:44Z-
dc.date.issued2018-11-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14141-
dc.description.abstractThe present bibliographic study has as general objective the discussion of the situation of the person with Down syndrome and the inclusion in the job market. The relevance of this study is due to the need for people with disabilities to have access to the labor market, not only through established quota laws, but also through the breakdown of the exclusionary and selective model existing in education and work spaces. Prejudice and lack of information about these subjects meant that these people were distant from a professionalization and, consequently, from access to the labor market. The quota law brought to the people with Down syndrome, opportunities for qualification and access to the labor market, although the Universal Declaration of Human Rights (1948) contained the right to work for every citizen, as well as the Brazilian legislation that allows the occupation of vacancies in public and private services with the objective of ensuring equal opportunities and access to the labor market. The bibliographic research presented here seeks to show this process succinctly, reflecting on this idea that the problem of disability is not in the person, but in the society that does not yet respond to the needs of quality access to these citizens so that they can develop their potential, redeem their self-esteem and rebuild their personal and social identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T11:03:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFS22112018.pdf: 857639 bytes, checksum: 66b7a31ec08bedbfe7c3a60910acbaad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T11:03:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LFS22112018.pdf: 857639 bytes, checksum: 66b7a31ec08bedbfe7c3a60910acbaad (MD5) Previous issue date: 2018-11-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectInclusão - mercado de trabalhopt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.titleA pessoa com Síndrome de Down: uma discussão sobre a inclusão no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Santuza Mônica de França Pereira da-
dc.description.resumoO presente estudo bibliográfico tem como objetivo geral a discussão da situação da pessoa com síndrome de Down e a inclusão no mercado de trabalho. A relevância desse estudo se dá pela necessidade de acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, não apenas pelas leis de cotas estabelecidas, mas também pela quebra do modelo excludente e seletivo existentes na educação e nos espaços de trabalho. O preconceito e a falta de informação a respeito desses sujeitos fizeram com que, essas pessoas ficassem distantes de uma profissionalização e, consequentemente, do acesso ao mercado de trabalho. A lei de cotas trouxe para as pessoas com síndrome de Down, oportunidades de qualificação e de acesso ao mercado de trabalho embora já constasse na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), o direito ao trabalho para todo cidadão, assim como a legislação brasileira que permite a ocupação de vagas nos serviços públicos e privados com o objetivo de assegurar a igualdade de oportunidades e de acesso ao mercado de trabalho. A pesquisa bibliográfica aqui apresentada procura mostrar de forma sucinta esse processo, fazendo uma reflexão a respeito dessa ideia de que o problema da deficiência não está na pessoa, mas na sociedade que ainda não responde às necessidades de acesso de qualidade a esses cidadãos para que possam desenvolver seu potencial, resgatar sua autoestima e reconstruir sua identidade pessoal e social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFS22112018.pdf837,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons