Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14142Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Emilaine Cristine do Nascimento | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-03T11:16:56Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-06 | - |
| dc.date.available | 2019-05-03T11:16:56Z | - |
| dc.date.issued | 2018-10-23 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14142 | - |
| dc.description.abstract | Children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) present changes in communication, social interaction and behavior. In this sense, there are several challenges for its inclusion in different spaces. The present study has the theme of autism spectrum disorder, and sought to analyze the factors that influence the process of school inclusion. Thus, to achieve these objectives, field research was used. The data were collected through semi structured interviews and observations in a regular classroom, for which a regular classroom teacher, manager, pedagogical coordinator and support assistant participated in the study. The collected data were submitted to a qualitative analysis. Thus, the results show that the interpretation of the professionals has brought the possibility of widening the perspective on the reality experienced by the student with ASD in the school space and that the process of inclusion is happening slowly and with many gaps still to be overcome. The need for continuing teacher education is also of great importance for the acceptance of inclusion as a social process, and the pedagogical strategies used by them are the main instrument of social interaction of students with ASD in the school environment. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T11:16:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECNS06112018.pdf: 2643193 bytes, checksum: d774897ab145f89b9010ad096d653a52 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-03T11:16:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECNS06112018.pdf: 2643193 bytes, checksum: d774897ab145f89b9010ad096d653a52 (MD5) Previous issue date: 2018-10-23 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
| dc.subject | Educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Autismo | pt_BR |
| dc.subject | Inclusão | pt_BR |
| dc.title | A inclusão da criança com transtorno do espectro autista na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Izaura Maria de Andrade da | - |
| dc.description.resumo | As crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam alterações na comunicação, interação social e comportamento. Neste sentido existem vários desafios para sua inclusão em diferentes espaços. O presente trabalho tem como tema o transtorno do espectro autista, e buscou analisar os fatores que influenciam o processo de inclusão escolar. Assim, para alcançar tais objetivos foi utilizada a pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi- estruturadas e observações em sala de aula regular, para tal participaram da pesquisa a professora da sala regular, gestora, coordenadora pedagógica e auxiliar de apoio. Os dados coletados forma submetidos a uma análise qualitativa. Desse modo, os resultados demonstram que a interpretação dos profissionais trouxe a possibilidade de ampliar os olhares sobre a realidade vivenciada pelo aluno com TEA no espaço escolar e que o processo de inclusão anda acontecendo de maneira lenta e com muitas lacunas ainda a serem vencidas. A necessidade da formação continuada dos docentes é também de grande importância para aceitação da inclusão como processo social, e as estratégias pedagógicas utilizadas por eles são o principal instrumento de interação social de alunos com TEA, no ambiente escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ECNS06112018.pdf | 2,58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
