Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelício, Elvira Samara Almeida-
dc.date.accessioned2019-05-03T11:24:10Z-
dc.date.available2018-11-13-
dc.date.available2019-05-03T11:24:10Z-
dc.date.issued2018-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14143-
dc.description.abstractThe educational plans are designed to set goals to be achieved by federal, state and municipal governments, in order to ensure the improvement of education, and to overcome improvisation and spontaneity. The educational plans propose goals for all types of education, including the EJA (Youth and Adult Education), the central theme of this work. Therefore, this study aims to analyze the João Pessoa Municipal Education Plan 2015-2025 for the modality of the EJA and its execution. The theoretical basis of the research contemplate the historical context of the national education plans, the organization of the education system in Brazil, and the historical context of the EJA, referring to authors Saviani (2010), Di Pierro (2005), Bordignon and Paulo Freire (1998). The methodology used in this research is qualitative and documentary, with a questionnaire that was carried out with the EJA coordinator of the city of João Pessoa employed as a source of research. The analysis of the responses made in the questionnaire reveals that even after 3 years of validity of the plan, there is still no effective implementation of the municipality to put the plan into practice, resulting in few strategies that are actually being applied. These strategies that have been achieved, however, reaffirm the importance and relevance of the plan. And since the municipality of João Pessoa is not monitoring the progress of the plan, the goals and strategies that are not being executed are left without any planning to be fulfilled.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T11:24:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESAF13112018.pdf: 625670 bytes, checksum: 98f74246777423ab71bbb2c686b47ec2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-05-03T11:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESAF13112018.pdf: 625670 bytes, checksum: 98f74246777423ab71bbb2c686b47ec2 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPlano educacionalpt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titlePlano municipal de educação de João Pessoa (2015-2025) para a educação de jovens e adultos: algumas análises do plano vigente e de sua aplicaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoOs planos educacionais têm como função traçar objetivos a serem alcançados por Governos, Estados e Municípios, a fim de garantir a melhoria da educação, e superar a improvisação e o espontaneísmo. Os planos educacionais propõem metas para todas as modalidades de ensino, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos), tema central deste trabalho. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar o Plano Municipal de Educação de João Pessoa 2015-2025 para a modalidade da EJA e sua execução. Os fundamentos teóricos da pesquisa contemplam o contexto histórico dos planos nacionais de educação, a organização do sistema de ensino no Brasil, e o contexto histórico da EJA, utilizando como aporte teórico Saviani (2010), Di Pierro (2005), Bordignon (2009) e Paulo Freire (1998). A metodologia utilizada nesta pesquisa é de caráter qualitativo e documental, utilizando como instrumento o questionário, como fonte de pesquisa realizada com o coordenador da EJA do município de João Pessoa. As análises das respostas do coordenador revelam que mesmo depois de 3 anos de vigência do plano, ainda não há sua efetivação do plano no município, resultando assim poucas estratégias que de fato estão sendo aplicadas. Porém as estratégias que foram alcançadas contribuem para a confirmação da importância e relevância do plano. E como o município de João Pessoa não está realizando o monitoramento da implementação do plano, as metas e estratégias que não estão sendo executadas ficam sem um acompanhamento para poderem ser cumpridas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESAF13112018.pdf611,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons