Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14152Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nascimento, Carla Guedes do | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-03T14:36:28Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-30 | - |
| dc.date.available | 2019-05-03T14:36:28Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-06 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14152 | - |
| dc.description.abstract | The present work is based on the ideas of Francisco Xavier Júnior, about the education of young children in kindergartens, in the Paraíba of the First Republic. The general objective of the research is to understand the need to implement education for young children in Paraíba, indicated in the public instruction reports published by Xavier Júnior, from 1908 to 1913. The specific objectives are: to identify the conceptions on which the ideas of kindergartens were based; to discuss instruction ideas for young children; to analyze the proposal of professor Xavier Júnior about the first kindergartens in Paraíba. The methodological aspects are supported by surveys of sources found in the Historical and Geographic Institute Paraibano, through researches in the Reports of Presidents of Provinces published by Francisco Xavier Júnior, joining with other sources. To that end, it is in our interest to have a better understanding of how education was debated in the first republican period and the link between school and nation. The initial mark of our cut was that of 1908, because on that date Xavier Júnior published the first report on education in Paraíba, and the final date was the year 1913, since it is the last report found that was written by Xavier. Therefore, Xavier Júnior not only demonstrated the negative aspects in which the public education was found, specifically in the structure of the place, in inspection, in inappropriate materials, in the teaching staff but, above all, triggered a debate surrounded by justifications that could consider the necessity of to create a kindergarten in Paraíba. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T14:36:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CGN30112018.pdf: 506744 bytes, checksum: 2c56b2307c404e3d1c27dea25218e378 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-03T14:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CGN30112018.pdf: 506744 bytes, checksum: 2c56b2307c404e3d1c27dea25218e378 (MD5) Previous issue date: 2018-11-06 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Jardim de infância | pt_BR |
| dc.subject | Primeira república | pt_BR |
| dc.subject | Francisco Xavier Júnior - idéia | pt_BR |
| dc.title | Ideias de Xavier Júnior sobre o jardim de infância da Paraíba na primeira república | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Espindola, Maíra Lewtchuk | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como tema as ideias sobre a educação das crianças pequenas nos jardins de infância, na Paraíba, da Primeira República desen volvidas por Francisco Xavier Júnior. A pesquisa possui como objetivo geral compreender a necessidade de implementar a educação para as crianças pequenas na Paraíba, indicada nos Relatórios da instrução pública divulgados por Xavier Júnior, de 1908 a 1913. Os objetivos específicos se propõem em: Identificar as concepções que se baseavam as ideias de jardins de infância; Discorrer sobre as ideias da instrução para as crianças pequenas; Analisar a proposta do professor Xavier Júnior quanto aos primeiros jardins de infância na Paraíba. Quanto aos aspectos metodológicos, tem respaldo em levantamentos de fontes existentes no Instituto Histórico e Geográfico Paraibano, se dando por meio de pesquisas nos Relatórios dos Presidentes de Províncias nos quais se deram o discurso de Francisco Xavier Júnior, justapondo com outras fontes. Para tanto, é de nosso interesse o melhor entendimento de como a educação foi debatida no primeiro período republicano e a ligação entre escola e nação. O marco inicial do nosso recorte foi o de 1908, pois nessa data Xavier Júnior publicou o primeiro Relatório sobre a instrução na Paraíba e a data final foi o ano de 1913, já que se trata do último Relatório escrito por esse sujeito que encontrado. Portanto, Xavier Júnior não só demonstrou os aspectos negativos no qual se encontravam a instrução pública, especificamente na estrutura do local, na fiscalização, nos materiais inadequados, no corpo docente, mas, sobretudo, desencadeou um debate cercado de justificativas que pudessem considerar a necessidade de se criar um jardim de infância na Paraíba. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CGN30112018.pdf | 494,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
