Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14154Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Lira, Dione Oliveira de Souza | - |
| dc.date.accessioned | 2019-05-03T15:04:43Z | - |
| dc.date.available | 2018-11-27 | - |
| dc.date.available | 2019-05-03T15:04:43Z | - |
| dc.date.issued | 2018-11-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/14154 | - |
| dc.description.abstract | In this work of course completion, it is proposed to reflect the pedagogical actions developed in institutional shelters in João Pessoa / PB. Through a literature review of the already published works of dissertations and theses and of empirical research, as well as field research with audio interview on the pedagogical actions of pedagogues in institutional institutions for children and adolescents. There is an insufficient volume of production in this field, which contrasts with the importance and complexity of the work dynamics experienced by professionals in these institutions. Based on this, we discuss the discourse of social assistance policies in institutional reception; the subjects of institutional reception, as well as the right to education in this context. The methodological and analytical process of the research was built from the intervention actions of the Tutorial Education Program - Youth Protagonism in Urban Peripheries, which provoked questions and provided reflections on the pedagogical dimension present in institutional reception practices. Thus, four coordinators of institutional shelters were interviewed through a semi-structured questionnaire. Interviews with host family coordinators were analyzed using Bardin's categorization method (2010) using three categories: the pedagogue (a) in the host institution; the role of the social educator in the host institution; and educational planning in these institutions. It is concluded that the pedagogical role of the teacher in the context of the institutional reception is fundamental for the transition from welfare situations to the strengthening of the right to education in these spaces. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-05-03T15:04:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DOSL27112018.pdf: 1186002 bytes, checksum: ee9e0474fb9786021ca68a8cbeee8498 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-05-03T15:04:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DOSL27112018.pdf: 1186002 bytes, checksum: ee9e0474fb9786021ca68a8cbeee8498 (MD5) Previous issue date: 2018-11-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação | pt_BR |
| dc.subject | Acolhimento institucional | pt_BR |
| dc.subject | Atuação do pedagogo | pt_BR |
| dc.title | O papel do(a) pedagogo(a) em casas de acolhimento institucional de crianças e adolescentes: do assistencialismo ao direito à educação | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Severo, Leonardo Rolim de Lima | - |
| dc.description.resumo | Neste trabalho de conclusão de curso, propõe-se refletir as ações pedagógicas desenvolvidas em casas de acolhimento institucional em João Pessoa/PB. Através de uma revisão de literatura dos trabalhos já publicados de dissertações e teses e de pesquisa empírica, como também da pesquisa de campo com entrevista em áudio sobre as ações pedagógicas de pedagogos (as) em instituições de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Nota-se um volume insuficiente de produção nesse campo o que contrasta com a importância e complexidade das dinâmicas de trabalho vivenciadas pelos profissionais nessas instituições. Com base nisto, discutimos o discurso das políticas de assistência social no acolhimento institucional; os sujeitos do acolhimento institucional, como também o direito a educação nesse contexto. O processo metodológico e analítico da pesquisa foi construído a partir das ações de intervenção do Programa de Educação Tutorial - Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas, que provocou questionamentos e proporcionou reflexões sobre a dimensão pedagógica presente nas práticas de acolhimento institucional. Desse modo, foram entrevistados quatro coordenadores de casas de acolhimento institucional através de um roteiro de perguntas semiestruturado. As entrevistas feitas aos coordenadores das casas de acolhimento foram analisadas através do método de categorização de Bardin (2010) com o uso de três categorias sendo: atuação do pedagogo(a) na instituição de acolhimento; o papel do educador(a) social na instituição de acolhimento; e o planejamento educativo nestas instituições. Conclui-se que a atuação do(a) pedagogo(a) no contexto do acolhimento institucional é fundamental para a passagem das situações de assistencialismo para o fortalecimento do direito à educação nesses espaços. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| DOSL27112018.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
